SAAE disponibiliza água natural envazada para eventos
O projeto nasceu através de uma indicação do vereador Milton de Carvalho. Ele disse ter observado a técnica em outros estados do Brasil e mais recentemente em Lucas do Rio Verde. “Apresentei então a idéia, que foi aprovada pelos vereadores e agora colocada em prática através do Executivo”, explicou. Ele acrescentou que com isso estará se divulgando também a qualidade da água que é fornecida em Nova Mutum.
Para colocar o sistema em funcionamento o SAAE investiu cerca de 6 mil reais. O gasto maior foi com a aquisição dos copos personalizados, que são fabricados em Cuiabá. Além disso, foi adquirida uma máquina seladora e um filtro. O custo de cada copo após envazado é de 11 centavos, mas a distribuição será gratuita. Segundo Marco Aurélio Azevedo, diretor do SAAE é uma forma de contribuir na realização dos eventos.
Antes de ser envazada a água é filtrada, de maneira que o cloro seja retirado. “Isso é feito para garantir um maior período de validade do produto, que pode ficar armazenado por até 12 meses”, explicou a técnica química do SAAE, Solane Arens, que é responsável pela qualidade do produto. A composição química em cada unidade de 200ml e de 0,02mg/l de nitrato e 1,00 mg/l de sulfato. “É a mesma água tratada que chega às residências, com a ausência de cloro”, disse.
Para Marco Aurélio trata-se uma idéia boa, com custo baixíssimo e que está sendo cada vez mais difundida. Os municípios de Mirassol do Oeste e Ipiranga do Norte já buscaram informações sobre o projeto em Nova Mutum e também devem implantar o sistema. Com duas pessoas trabalhando é possível envazar uma média de 800 copos no dia. Solicitações do produto devem ser feitas diretamente ao SAAE pelo fone 3308-1547.
Comentários