Encontro de Turismo Rural do Unirondon começa hoje
A programação conta com duas palestras no dia 27, a partir das 19h30. A primeira terá como tema “Turismo Rural e Agricultura Familiar no Mato Grosso” e será ministrada pelo coordenador de turismo rural da Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur), Geraldo Donizeti Lúcio. No mesmo dia, o empresário e médico Barão Viegas apresentará os trabalhos realizados em sua propriedade, a Fazenda Baía da Laranja, localizada em Santo Antônio do Leverger.
Já na sexta-feira, também às 19h30, a empresária Sonia Gamborge, proprietária da Fazenda Pedras Brancas, da cidade de Lages (SC), apresentará o processo de implantação do turismo rural em sua propriedade e a situação atual que a atividade se encontra. A fazenda se destaca nacionalmente por ser uma das primeiras propriedades a implantar o Turismo Rural no Brasil. No mesmo dia, à tarde, haverá duas oficinas com os seguintes temas:
- Elaboração de projetos Turísticos No Espaço Rural e Natural – Profª. Rejane Pasquali (Coordenadora do Curso de Turismo);
- Empreendendo no Espaço Rural - Prof. Daniel Fernando (Supervisor do Laboratório de Agenciamento de Viagens)
Para encerrar o evento, os organizadores programaram um jantar que pretende reunir cerca de 250 pessoas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Coordenação do Curso de Turismo, no campus do Unirondon. O valor é de R$ 10,00 para estudantes e associados da Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo (ABBTUR) e R$ 15,00 para os demais participantes. A inscrição garante a participação em todas as palestras, oficinas, jantar e a certificação do encontro.
“O turismo rural vem se consolidando como um importante segmento turístico de Mato Grosso em detrimento da própria aptidão rural do Estado. Muitas propriedades rurais estão incorporando atividades turísticas em sua rotina. Percebe-se, porém, que se fazem necessárias a estruturação e a caracterização do turismo desenvolvido nessas propriedades para que esta tendência não ocorra desordenadamente”, explica a professora Rejane.
Ela acrescenta que somente com tais adequações o Turismo Rural poderá consolidar-se como opção de lazer para o turista e importante oportunidade de renda para o empreendedor rural. “Nosso objetivo é proporcionar aos participantes novos conhecimentos e debates relacionados ao desenvolvimento do Turismo Rural no Estado de Mato Grosso”, finaliza.
Outras informações: (65) 3316-4053 (Daniel / Lenissa / Rejane).
Comentários