Estado encerra curso de vaqueiro em Jangada
Entre os dias 2 e 12 de agosto, o curso de vaqueiro será realizado no município de Nova Monte Verde (968 km ao Norte de Cuiabá), que também tem entre as atividades econômicas de destaque, a pecuária extensiva. Em seguida, o curso será levado ao município de Novo Mundo (785 ao Norte da Capital).
Em Jangada, a qualificação pecuária contou com 19 pequenos participantes que durante onze dias foram instruídos com noções de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, além de castração, vacinação, rastreabilidade, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho.
Entre os pequenos produtores estava Adriana Firme de Oliveira, 19 anos, que participou junto com o marido. “Temos um pequeno sítio e, por isso, decidimos participar do curso de vaqueiro. Sabemos que o que aprenderemos será de grande utilidade no dia-a-dia da nossa propriedade”, afirmou.
Conforme afirma o coordenador do curso, José de Abreu, cerca de 60% dos moradores do Município trabalham com atividade pecuária, o que justificou a realização do curso. “Capacitando o trabalhador com técnicas modernas de manejo com o gado, há o melhoramento do rebanho para que o pecuarista não perca o valor de marcado do animal”, destacou Abreu.
Somente no primeiro semestre deste ano, doze municípios de diferentes regiões do Estado já foram atendidos pela qualificação do Parceria Rural-Pecuária. Receberam o cursos as seguintes cidades:Cuiabá, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Juína, Castanheira, Novo São Joaquim, Água Boa, Chapada dos Guimarães, Canarana e Luciara.
Comentários