Canção inédita de Jimi Hendrix será vendida em leilão
O banco mercantil Ocean Tomo LLC, especializado em propriedade intelectual, disse que a canção "Station Break" foi gravada numa sessão no início da carreira de Jimi Hendrix.
Uma porta-voz do banco, Wendy Chou, disse à Reuters que, por razões desconhecidas, a canção nunca chegou a ser lançada, diferentemente de outras gravadas na mesma sessão em Nova York, em 1966.
Outras canções da mesma gravação que já foram lançadas incluem "Kato''s Special", "Flying On Instruments" e "No Such Animal".
"Station Break" foi composta por Hendrix e Jerry Simon, presidente da R.S.V.P. Music, com quem o guitarrista assinou um contrato de publicação de músicas em 1966.
Jimi Hendrix nasceu em Seattle e morreu em Londres, em 1970, aos 27 anos de idade, sufocado com seu próprio vômito.
Chou disse que a viúva de Jerry Simon, Celeste Simon, encontrou a gravação num armário em 1994 e se deu conta de que nada tinha sido feito com ela.
"Naquele momento, ela não tinha motivos para vendê-la, mas agora a canção será oferecida em leilão," disse Chou.
Os direitos autorais sobre a canção e a gravação original, em fita de rolo, serão vendidas num leilão de propriedades intelectuais a ser realizado em Nova York em 26 de outubro. A pessoa que oferecer o melhor lance receberá a fita de rolo original e o direito de fazer a remasterização digital da gravação.
Metade do lucro obtido com a venda de quais royalties serão revertidos aos herdeiros de Hendrix.
A representante do banco disse: "Estamos prevendo muito interesse pela gravação, mas realmente não temos indicativos do valor que pode ser levantado."
Janie Hendrix, irmã do guitarrista e presidente da Experience Hendrix, que administra e é proprietária dos direitos sobre as gravações de Jimi Hendrix, disse que de vez em quando aparecem canções desconhecidas gravadas por seu irmão.
"Nós adquirimos a maioria delas, mas ainda existem algumas poucas soltas por aí. Eu não tinha conhecimento desta", disse ela à Reuters.
"Teremos que discutir este caso, já que pode haver questões relativas aos direitos autorais."
Comentários