Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Fevereiro de 2013 às 10:59
Por: Jardel P. Arruda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Cultura espera anunciar o retorno das atividades do Cine Teatro Cuiabá em meados de março, após passar por algumas reformas. Entre os itens que devem passar por uma readequação estão o piso, as cadeiras e a refrigeração do local.
 
O Cine Teatro está fechado desde o dezembro de 2012, quando o IMTH, instituto responsável pela administração do local, decidiu cerrar as portas devido a uma série problemas, entre eles, o atraso de R$ 386 mil em repasses.
 
De acordo com informações repassadas pela Secretaria de Cultura, um acordo firmado entre a secretária Janete Riva e o IMTH selaram uma acordo para providenciar a reabertura do Cine Teatro, um dos símbolos culturais de Cuiabá.

Entre os tratos feitos para a reabertura está a execução de diversas reformas, sendo a do piso, das cadeiras e da refrigeração, emergenciais. Ao total, devem ser gasto mais de R$ 400 mil em obras para readequação do local e sua reabertura.
 
O montante em dinheiro para pagar todas as obras deverão ser conseguidos através da iniciativa privada, em parceria parecida com a feita com a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA) para reformar o Palácio da Instrução.
 
Breve História
 
O Cine Teatro Cuiabá foi Inaugurado em 23 de maio de 1942, durante o governo de Júlio Strübing Muller e fazia parte do conjunto de “obras oficiais” do Estado Novo. Com seu estilo arquitetônico art-decó e uma capacidade para 600 pessoas.

Esse espaço cultural recebeu renomados artistas brasileiros daquele período, como o primeiro filme exibido foi “A noiva veio como encomenda” da Warner Bros, estrelado por Bety Davis e James Cagney.

Em 1984 ocorre o seu tombamento, definindo-o como patrimônio histórico e artístico do cenário arquitetônico de Mato Grosso. O Cine Teatro Cuiabá é patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura, doado à extinta Fundação Cultural de Mato Grosso pelo Governo do Estado, através do Decreto nº. 478/84 de 08 de fevereiro de 1984. É constituído como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tombado pela Fundação Cultural de Mato Grosso, conforme portaria nº. 30/84 de 31 de setembro de 1984, publicada no Diário Oficial de 10 de setembro do mesmo ano.
 
O Cine Teatro Cuiabá, se estabeleceu como um centro das atividades culturais cuiabanas por mais de 55 anos e mesmo sendo um marco da evolução sócio-cultural da capital, foi arrendado por várias vezes e a partir de 1996, ficou fechado por quase 12 anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/28812/visualizar/