Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 22 de Julho de 2006 às 08:36

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai sediar o II Seminário Internacional de Estudos Regionais Sul-americanos: Contrastes Sócio-territoriais e Perspectivas de Integração Regional, no período de 23 a 28 de outubro. O prazo para inscrições de trabalhos termina dia 15 de setembro. Realizado pelo grupo de Estudos Regionais Sul-americanos do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMT, o evento reunirá estudiosos, analistas e críticos sul-americanos acerca dos processos, dificuldades e estratégias possíveis e adotados na fomentação da integração continental.

O objetivo é ampliar e consolidar as articulações entre pesquisadores e instituições de ensino, de pesquisa e de planejamento que atuam no âmbito da América do Sul. A proposta é propiciar ainda a divulgação e a discussão do conhecimento produzido relacionado às desigualdades e contrastes sócio-territoriais, condições sociais e econômicas vigentes e estratégias e perspectivas de avanço do processo de integração dos países sul-americanos.

A expectativa dos organizadores é de que o seminário internacional possa também contribuir para a divulgação de informações e dados sobre a realidade sul-americana, a fim de estimular e intensificar as relações inter-regionais, e apoiar a adoção de políticas públicas. Enfim, promover um melhor conhecimento sobre a economia, cultura e modos de vida da população regional e os grandes traços de desigualdades presentes em sua estrutura.

As inscrições simples para participação, sem apresentação de trabalho, serão aceitas até o segundo dia dos trabalhos do evento, em 24 de outubro. O seminário conta com apoio e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Eixos temáticos dos grupos de trabalhos:

1- Políticas e relações internacionais na construção regional sul-americana; 2- Arranjos produtivos e novas territorialidades, rurais e urbanas, na América do Sul; 3- Contrastes sócio-econômicos no cenário Sul-americano; 4- Dinâmica populacional e diversidade cultural no contexto sul-americano; 5- Agendas internacionais e perspectivas e estratégias de desenvolvimento regional na América do Sul; e 6- Fronteiras Sul-americanas: identidades, contrastes e dinâmica territorial regional.

Confira a programação:

23/10 - noite - abertura: A política externa brasileira na consolidação da integração regional. 24/10 - das 8h30 às 12h, mesa-redonda: Desafios e perspectivas no processo político de Integração Sul-americana das 14h30 às 17h - grupos de trabalho; e das 19h30 às 22h, mesa-redonda: Políticas territoriais de inserção sócio-econômica regional: contradições e alternativas. 25/10 - 8h às 12h, mesa-redonda: Questão energética: Estratégias, políticas e desafios no contexto sul-americano; das 14h30 às 17h - grupos de trabalhos; e das 19h30 às 22, mesa-redonda: Especificidades políticas e sociais na faixa de fronteira do Brasil. 26/10 - das 8h às 12h, mesa-redonda: América do Sul: Contrastes socioeconômicos territoriais e suas conseqüências para o processo de integração regional; e das 14h30 às 17h - grupos de trabalhos; e das 19h30 às 22h - mesa-redonda: Redes e fluxos: Logística e integração Regional Sul-americana. 27/10 - manhã, encerramento, mesa-redonda: Formas alternativas para a Integração sul-americana; tarde - reunião geral com os Integrantes do grupo de Estudos Regionais Sul-americanos, e demais interessados, para discutir a ampliação do grupo e da rede de pesquisadores, com a inclusão de novas instituições. Serão discutidas, também, as novas propostas de pesquisas conjuntas e inclusão de atividades de pós-graduação. 28/10 - manhã -reunião geral com os integrantes do grupo de Estudos Regionais Sul-americanos, e demais interessados, para discutir a ampliação do grupo e da rede de pesquisadores, com a inclusão de novas instituições. Mais informações com a comissão organizadora pelos telefones (65) 3615 8470, 3615 8468, 3615 8483 e 3615 8471.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288206/visualizar/