Prefeitura lança projeto Faixa Verde na segunda-feira
O Faixa Verde terá validade no período de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 18 horas, e, aos sábados, das 8 horas às 13 horas. O valor do estacionamento será de R$ 1,50 a hora ou R$ 2,00 por duas horas. O sistema é coordenado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com as secretarias municipais de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) e Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).
O objetivo é organizar a rotatividade de estacionamento das principias vias de comércio de Cuiabá e diminuir o índice de estacionamento irregular no município. A estimativa é que sejam criadas no total 1,2 mil vagas/dia. "O novo sistema vai oxigenar a movimentação no comércio de Cuiabá. As pessoas terão mais um incentivo para sair de casa, com a certeza de que encontrarão vagas para o seu veículo no centro da cidade", ressaltou o prefeito Wilson Santos.
Nesta primeira etapa, o Faixa Verde está sendo implantado nas ruas e avenidas centrais de Cuiabá, como Joaquim Murtinho, 13 de Junho, Barão de Melgaço, Antônio Maria, Getúlio Vargas e Isaac Povoas. Mas em 30 dias, o sistema já estará em funcionamento nas 33 ruas e avenidas demarcadas para terem o estacionamento regulamentado, entre elas a Prainha, XV de Novembro e avenida do CPA.
Os cartões para o Faixa Verde estarão à venda no comércio de Cuiabá. Mais de 80 lojas e estabelecimentos comerciais se cadastraram, no CDL, para serem pontos de venda do cartão. No total, 100 monitores serão responsáveis por fiscalizar se os veículos parados em local de estacionamento regulamentando possuem o cartão, caso contrário, o fiscal do Faixa Verde deixará um aviso, indicando que o veículo poderá ser autuado por não respeitar o estacionamento regulamentado.
Participaram da solenidade de lançamento do Faixa Verde o presidente da CDL, José Alberto Vieira Aguiar; os secretários municipais Oscar Martins (SMTU) e Edivá Alves (SMASDH), dentre outras autoridades.
Comentários