Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Julho de 2006 às 17:15

    Imprimir


O Projeto Parceria Rural – Agricultura iniciou nesta quarta-feira (12.07) mais um curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas, desenvolvido através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Desta vez, a qualificação atende a cidade de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), onde 128 alunos participam do treinamento, ministrado em uma faculdade do Município.

Esta é a segunda vez que a cidade é atendida pelo projeto. O primeiro curso foi realizado em 2004 e qualificou na época 107 trabalhadores.

Segundo a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho, a maioria dos participantes de agora não possuem experiência com os equipamentos. “Alguns já trabalharam na área, mas a maioria não sabe operar máquinas agrícolas e vieram em busca de uma qualificação profissional. Por isso demonstram-se muito interessados em aprender”, contou.

Durante o treinamento, os alunos receberão aulas teóricas e práticas sobre preparo de solo, plantio, operação e manutenção de tratores, colheita de soja, saúde e segurança no trabalho, uso correto e seguro de produtos fitossanitários e do equipamento de proteção individual do trabalhador (EPI), ética e cidadania e noções sobre previdência e legislação trabalhista.

Tapurah

Na terça-feira (11.07), o curso encerrou no Município de Tapurah (433 km a Médio-Norte de Cuiabá), onde foram qualificados 118 trabalhadores. “No Município, nos deparamos com pessoas carentes que valorizaram muito a ação. O acesso à cursos de qualificação não é fácil naquela localidade e isso justificou tanto interesse por parte dos alunos”, frisou Rosamaria.

Este ano, o projeto ainda atenderá as cidades de São José do Rio Claro, Querência, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Comodoro.

São parceiros no projeto as empresas Valtra, AGCO (Massey Ferguson), John Deere, CNH (Case e New Holland), Solo Vivo Fertilizantes, Jacto, Indústria Aeronáutica Neiva, Basf, Tatu Marchesan, Semeato, Empaer, sindicatos rurais e prefeituras municipais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289383/visualizar/