Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Julho de 2006 às 09:48

    Imprimir


O gerente de Informática da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT), Elvio Rufino da Silva, visita a sede do Procon de Rondonópolis, nesta quarta e quinta-feira (12 e 13.06). A sede municipal será preparada para aderir ao Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.

A primeira fase de implantação do Sindec consiste em verificar a estrutura e segurança de rede de computadores e estabilidade de comunicação, bem como o maquinário e suporte técnico do Procon. Em um segundo momento, já com a conexão, suporte e apoio estabelecido, o Sistema começa a ser implantado e a equipe passa por treinamento. Na terceira e última fase, o Sindec funciona, de fato, para o atendimento ao público.

De acordo com o gerente de Informática, a informatização dos dados traz muitas vantagens à própria sede municipal e ao Procon-MT. Além de ter uma base de dados consolidada e agilizar o atendimento, a sede de Rondonópolis passa a fazer parte das estatísticas nacionais de informações de defesa do consumidor e facilita a consulta dos cidadãos do município quanto a procedência dos fornecedores na Internet.

“O Procon de Rondonópolis será o primeiro a receber esta tecnologia por ter a estrutura mais satisfatória. Precisamos encontrar certa estabilidade de comunicação, por isso esta análise é tão minuciosa”, explica Elvio. “Com o Sindec, o atendimento deixa de ser manual e passa a ser integrado em rede com os demais Procons do país”, concluiu.

O Sindec possibilita, ainda, o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.

Atualmente, sete Estados do Brasil estão nesta primeira fase de preparação (Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão e Amapá). Assim como Mato Grosso, outros 13 já estão integrados ao Sindec (Acre, Espírito Santo, Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Paraíba, Amazonas, Rio Grande do Norte e Santa Catarina). Nenhum Estado está na segunda fase de implantação, ou seja, de capacitação.

O Procon de Rondonópolis foi inaugurado no dia 27 de março de 1.998, sob a Coordenação de Ana Inês Nunes Garcia Ferreira. O Sindec pode ser acessado pela Internet pelo site www.mj.gov.br/dpdc/sindec. A sede Estadual de Defesa do Consumidor faz uso do Sistema desde julho de 2005.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289639/visualizar/