Antropóloga lança livro sobre Cáceres no Museu da Unemat
A obra retrata as paisagens e o cenário do centro histórico de Cáceres por meio de fotografias de Ênio Araújo e Silvio Esgalha, que mostram várias nuances, os ambientes e a riqueza material, imaterial e natural do município. Além das fotografias o livro traz textos assinados pela antropóloga, que relata o seu olhar sobre o patrimônio cultural do município e por Cláudio Conte , falando do aspecto histórico de Cáceres e de Luiz Campos Filho que trata da riqueza natural, sobretudo sobre o Pantanal.
Esse é o terceiro trabalho de Bernadete sobre os municípios mato-grossenses. A escolha de Cáceres como tema de seu último livro está ligada a riqueza cultural do município. Antes ela escreveu os livros sobre Cuiabá e sobre Vila Bela da Santíssima Trindade.
O reitor Taisir Karim, lembrou sua satisfação de que a obra tenha sido lançada no museu da Unemat. “Esse espaço foi construído para isso mesmo, e sempre que alguém quiser apresentar livros e trabalhos que possam fomentar a cultura a Universidade estará de braços abertos para receber”.
O prefeito Ricardo Henry, que prestigiou o lançamento afirmou que por meio dessa obra, Cáceres tem a oportunidade de mostrar suas belezas para o restante do país e também para o mundo. A obra está sendo comercializada em livrarias do município e da Capital e foi impressa com recursos angariados pelo Fundo Estadual de Cultura.
Comentários