Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 10 de Julho de 2006 às 10:06

    Imprimir


O enviado americano para a Península coreana, Christopher Hill, pediu nesta segunda-feira que a comunidade internacional envie uma mensagem firme à Coréia do Norte, com a exigência de que suspenda seus testes com mísseis e retorne ao diálogo sobre suas armas nucleares.

"Queremos deixar muito claro que estamos todos falando com uma só voz sobre essa ação provocadora da Coréia do Norte, ao lançar esses mísseis de todos os tipos e tamanhos", disse Hill em Tóquio, após se reunir com o ministro de Assuntos Exteriores japonês, Taro Aso.

Segundo Hill, "é importante que todos os países se esforcem para enviar uma mensagem clara e unânima aos norte-coreanos, no qual se destaque que este tipo de comportamento é inaceitável".

O subsecretário de Estado americano se referia aos testes com mísseis realizados na semana passada pela Coréia do Norte e à negativa deste país em retomar as conversas multilaterais sobre seu programa de armas nucleares.

Hill está no Japão em uma viagem que o levou antes à China e Coréia do Sul, e que terminará em Moscou, para obter a posição destes países diante da crise desatada na quarta-feira passada, quando a Coréia do Norte lançou sete mísseis de teste, um deles intercontinental.

Aviso

Em referência ao papel que a China pode desempenhar nesta crise, Hill destacou o fato de Pyongyang ter ignorado as recomendações de Pequim, seu aliado tradicional, em relação ao lançamento dos mísseis.

"Acho que há algo muito importante que todo o mundo deveria lembrar, que a China disse à Coréia do Norte de uma maneira muito explícita e clara 'não faça isso', e apesar de tudo seguiram adiante e fizeram. E isso é um fato, e tenho certeza que os chineses estão pensando muito a respeito", afirmou Hill.

Pouco antes da reunião entre Hill e Aso, o ministro de Exteriores japonês falou por telefone com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

Os dois reafirmaram o compromisso de seus respectivos países para continuar colaborando nesta crise, e também pediram à comunidade internacional que lance essa mensagem de unidade ao regime norte-coreano.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289833/visualizar/