Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 10 de Julho de 2006 às 08:03

    Imprimir


O PT e o PSDB fizeram coligações com partidos chamados de "mensaleiros" - PP, PL e PTB - em 23 Estados e no Distrito Federal, informou o jornal Folha de S.Paulo. Quando se inclui PFL na conta, apenas o Rio de Janeiro fica de fora. PP, PL e PTB são chamados de mensaleiros por terem parlamentares envolvidos no esquema de remuneração financeira ilegal em troca de apoio ao governo, conforme denunciou a Procuradoria Geral da República.

O PT também se enquadra nessa categoria, e o PSDB foi envolvido indiretamente no escândalo - o senador Eduardo Azeredo, que presidiu o partido, foi acusado de receber recursos do publicitário Marcos Valério em 1998, quando concorreu à reeleição.

O levantamento foi realizado pela Folha na sexta-feira. Porém, a configuração completa das coligações nos Estados só será conhecida em alguns dias - há casos contestados na Justiça. As próprias direções nacionais dos partidos ainda não tinham noção exata de quais seriam seus aliados pelo interior do País.

O número de apoios que parte das siglas mensaleiras dá a coligações petistas e tucanas é idêntico: 15 a cada, conforme o jornal. Em seis Estados, tanto PT quanto PSDB recebem apoios de mensaleiros: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Sergipe. Os tucanos conseguiram apoio da trinca mensaleira completa em Goiás, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. O PT não atraiu o grupo completo em nenhuma unidade da Federação.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289888/visualizar/