Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 10 de Julho de 2006 às 07:05
Por: Marcy Monteiro Neto

    Imprimir


Mato Grosso poderá ter este ano um candidato à presidência da República. Tudo dependerá do julgamento do pedido de candidatura feito pelo barra-garcense João Bosco Luz Kalil (PT do B) ao Tribunal Superior Eleitoral. Kalil quer se tornar presidente do Brasil e comandar o país nos próximos quatro anos. Ele não indicou quem seria o candidato a vice na chapa.

O mato-grossense protocolou o pedido de registro no TSE sexta-feira, último dia permitido pela legislação eleitoral para que os candidatos, individualmente, solicitassem o registro para garantir o direito de disputa na eleição de outubro. Também na sexta-feira, outras duas pessoas solicitaram o registro de candidatura a presidente, uma pelo PSC e outra pelo PMDB.

De acordo com o TSE, esses novos registros de candidatura serão julgados pelos ministros do Tribunal em agosto, depois que terminar o recesso do Judiciário.

Os candidatos

O mato-grossense João Bosco Luz Kalil (45) é artesão e filiado ao Partido Trabalhista do Brasil (PT do B). Kalil é técnico em computadores e cursa Faculdade de Direito. Ele deixou a região da Serra do Roncador, em Barra do Garças e atualmente ele mora em Goiânia (GO).

João Bosco não teve o pedido de candidatura protocolado pelo partido dentro do prazo regulamentar e teve que fazer a solicitação pessoalmente, às 18h35 de sexta-feira. Ele declarou ao TSE que pretende gastar, no máximo, R$ 200 mil na campanha para presidente da República.

Além de João Bosco Luz Kalil, Carlos Alberto Machado (PSC) e João Eduardo de Resende (PMDB) também protocolaram o pedido de registro das respectivas candidaturas. O vice do PSC é Frederico Penna e, do PMDB, Jair Costa Fernandez.

Carlos Alberto informa que pretendem gastar no máximo R$ 100 milhões na campanha. Machado havia requerido a candidatura pela primeira vez no dia 23 de junho, antes da realização da convenção nacional do PSC, que acabou por decidir não lançar candidato próprio para presidente. Ele tem 54 anos e nasceu em Joinville (SC). Penna também tem 54 anos e é de São José do Rio Preto (SP).

O outro registro individual é de João Eduardo de Resende. O PMDB não realizou convenção para não lançar nenhum candidato à presidência. Nascido em Caiapônia (GO), João Eduardo de Resende tem 63 anos. O candidato a vice Jair Costa Fernandez tem 62 e é natural de Paracatu (MG).





Fonte: RMT Onlaine

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289905/visualizar/