Prédio da AL se chamará Palácio Dante de Oliveira
José Riva explicou que a homenagem é um reconhecimento ao político mais ilustre do Estado, um dos responsáveis pela redemocratização do país. "É uma justa homenagem ao ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira, que foi um ícone da democracia no Brasil", destacou o deputado Hermínio Barreto (PL).
O nome de Palácio Dante Martins de Oliveira havia sido sugerido pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Campos. Ex-governador e ex-senador, ele destacou que Dante iniciou, em 1979, a sua carreira política na Assembléia Legislativa. Júlio ponderou que o antigo prédio do Legislativo Estadual, onde hoje funciona a Câmara Municipal de Cuiabá, chama-se Palácio Filinto Muller. "Nada mais justo, então, dar o nome ao novo prédio da Assembléia Legislativa, que ainda não tem um nome, de Palácio Paiaguás", argumentou.
À tarde, durante as homenagens ao ex-governador, o deputado José Riva anunciou que, a partir de ontem, o prédio passaria a se chamar de Palácio Dante Martins de Oliveira. A resolução, neste sentido, segundo ele, já foi assinada com a aprovação de todos os integrantes da Casa, inclusive da oposição.
Para Hermínio Barreto, o falecimento de Dante de Oliveira é uma enorme perda para o Estado. Ele observou que o ex-governador sempre foi um exímio político, que sempre defendeu os interesses da população. "A morte dele abre uma grande lacuna, um homem sempre interagido e preocupado que modernizou o nosso Estado", salientou.
O parlamentar liberal destacou a capacidade de Dante de Oliveira, que soube aliar a capacidade administrativa com a habilidade política, estimulando a convivência harmônica entre os Poderes e articulando ações que foram decisivas para impulsionar o desenvolvimento de Mato Grosso. "Dante será lembrado eternamente na história política desse país, a redemocratização brasileira tem a impressão digital dele", completou.
Comentários