Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 08 de Julho de 2006 às 06:46

    Imprimir


“A sociedade brasileira tem uma dívida de gratidão para com esse homem público que, enquanto deputado federal, propôs, naquele conturbado ano de 1983, a emenda constitucional que restabeleceria as eleições diretas para presidente no País”, disse o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na nota que lamenta a morte do ex-governador Dante de Oliveira. Lula foi representado no velório pelo vice-presidente José de Alencar.

“Na ocasião, a vontade do povo não prevaleceu e a emenda de Dante foi rejeitada. Sua ousadia, porém, fortaleceu o movimento popular que já tomava as ruas pela redemocratização do Brasil”, cita o presidente Lula na nota.

O presidente Lula afirmou que presta sua homenagem a Dante de Oliveira como “cidadão, companheiro e presidente da República”. O chefe de estado disse ainda que a solidariedade se estende à família e aos amigos do ex-governador e ex-deputado federal. “Ele foi personagem fundamental da história recente de nosso país”, citou Lula.

Também do exterior, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso foi informado da morte do seu colega de partido. “A notícia causa pesar em todos aqueles que tomaram parte na oposição ao regime autoritário e na defesa da democracia brasileira nos últimos vinte anos”, diz um trecho da nota.

“E em mim, em particular, que com ele convivi de perto. Autor da emenda que restabelecia as eleições diretas para presidente da República, bandeira que se tornaria finalmente vitoriosa, membro fundador do PSDB, deputado e governador de seu estado, Mato Grosso, por duas vezes, Dante de Oliveira deixa sua marca na história política do País. Com certeza, fará falta nas lutas próximas e futuras pelo fortalecimento da democracia no Brasil”, conclui o ex-presidente da República.





Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290208/visualizar/