Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Julho de 2006 às 22:40
Por: André Xavier

    Imprimir


Em mais uma edição do workshop: “Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico”, promovido pelo Governo do Estado, desta vez realizado no anfiteatro “Fernando Peres de Farias” da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, durante toda esta sexta-feira (07.07), o fato do evento funcionar como mola propulsora para novos empreendimentos é sempre destacado pelos participantes.

A opinião é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra do Garças, Lourival Feitosa. Segundo ele, é a partir de um evento como este que as portas para novos conhecimentos são abertas e os estudantes, empresários e empreendedores percebem que podem produzir e comercializar o seu produto também fora do país. “O workshop ensina e desmistifica o comércio exterior mostrando que ele também é opção de renda a partir do conhecimento de uma realidade mais palpável e possível”, afirmou ele. Lourival lembra que a CDL abrange os municípios de Barra do Garças, Aragarças (GO) e Pontal do Araguaia.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Barra do Garças destaca ainda que além de mostrar as potencialidades da região oferece também como política de governo, linhas de crédito para quem quiser começar um negócio. “Muita gente fica mais informado sobre a MT Fomento, que é um banco de desenvolvimento aberto para os pequenos e médios. É uma forma de gerar renda e emprego também”, comentou o dirigente.

Para a estudante pós-graduanda em Administração Estratégica da Universidade do Vale do Araguaia (Univar), Keila Carvalho o evento é muito importante e uma de suas vantagens é que é gratuito e aberto. “O estudante tem a oportunidade de complementar o conhecimento adquirido na sala de aula com o adquirido nas palestras”, ressaltou.

A primeira palestra foi proferida pelo economista e consultor da Fundação Getúlio Vargas, Vivaldo Lopes. Segundo ele, “se num quadro adverso vivido pelo Brasil há algum tempo o crescimento econômico se destacava, num quadro mais favorável num futuro breve irá possibilitar a consolidação de projetos em andamento e novos empreendimentos e iniciativas”, salientou ele aos participantes.

Ainda no período da manhã, o professor da Universidade de Cuiabá (Unic), Vitor Galesso, falou sobre Comércio Exterior e no período da tarde, o presidente da Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso Pedro Nadaf ministrou a palestra sobre estratégias organizacionais.

Para o prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral, que falou na abertura do evento, a workshop tem a função de fomentar novos negócios, mas acima de tudo ensina e orienta para as exigências do mercado externo quanto ao produto. “Não adianta produzir se não se atende às exigências que o mercado exterior impõe. É preciso produzir, mas também comercializar essa produção”, destacou o prefeito.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário