Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Julho de 2006 às 22:10

    Imprimir


“Quiosque do Cidadão” será aberto em Tangará nesta segunda-feira. Vereador José Jaconias destaca importância do acesso à informação.

Foto/legenda: Jaconias: “Inclusão digital aumenta interesse pelo estudo”.

Começa a funcionar na manhã desta segunda-feira, dia 10, no Centro Cultural de Tangará da Serra, o Quiosque do Cidadão, um programa de inclusão digital desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional voltado ao público sem acesso à informatização.

A unidade terá dois computadores com software livre conectados à internet e funcionará na Biblioteca Municipal. Qualquer cidadão, mesmo aquele que nunca teve contato com um computador, terá acesso ao sistema durante o horário de funcionamento da biblioteca. O objetivo do programa é proporcionar a inclusão digital da população carente, possibilitando o acesso à informação.

O vereador e vice-presidente do Legislativo local, José Jaconias (PT), destaca que a implantação dos Quiosques do Cidadão foi viabilizada para Mato Grosso através dos parlamentares petistas Carlos Abicalil e Serys Marli. Jaconias esteve presente na ocasião da entrega dos primeiros equipamentos, no dia 27 de junho, em Jaciara, quando também foram anunciados os municípios de Mato Grosso beneficiados pelo programa.

Para Jaconias, a inclusão digital traz uma série de benefícios sociais, sendo o acesso à informação a principal vantagem. O vereador destaca que a média de inclusão através do Quiosque do Cidadão é de 1.800 pessoas.

Segundo Jaconias, dados fornecidos pelos municípios já beneficiados pelo programa apontam uma redução de até 20% da prostituição infantil, 50% de aumento no interesse nos estudos e 50% de aumento na freqüência à biblioteca. Os dados apontam ainda que 79% dos usuários são crianças e adolescentes e que, destes, 92% retornam ao quiosque. “A inclusão digital gera benefícios sociais em grande escala com o acesso à informação e incentiva a criança e o adolescente à pesquisa e ao estudo. Para os adultos a vantagem está no acesso a outras informações de interesse, como saúde, consciência social, direitos e deveres”, apontou José Jaconias da Silva.

Para acessar os computadores do Quiosque do Cidadão, o interessado deverá apresentar a carteirinha da Biblioteca Municipal. Para quem ainda não possui o documento, basta fornecer, na biblioteca, uma foto 3 x 4 e apresentar comprovante de endereço e documento de identidade.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290227/visualizar/