Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 07 de Julho de 2006 às 13:28
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Deputado Jose Riva (PP) obteve aprovação da emenda 31, aditada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que dá possibilidade de instalação de um campus da Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cuiabá. O Projeto de lei complementar foi apresentado a Assembléia Legislativa no inicio do mês de junho pelo parlamentar progressista, porém para garantir a reivindicação, necessário se faz reservar recurso na dotação do próximo ano.

Aprovada a proposta do projeto de lei complementar e mais a emenda de Riva, o governo do Estado fica autorizado a propiciar a obra, abrindo mais uma opção de formação superior da população residente na do Núcleo Geoeducacional, compreendendo a região da capital e baixada cuiabana.

Uma das regras versa que os cursos a serem oferecidos pelo núcleo de Cuiabá serão definidos após pesquisa junto à clientela educacional, observando as peculiaridades culturais e históricas regionais. A implantação e criação do campus referem-se à dotação orçamentária prevista para a Unemat, modelo viável face as dificuldades financeiras enfrentadas pela administração estadual.

Deputado Riva, primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, justifica a proposta, entre outras atribuições, pela necessidade da qualificação profissional. “O sonho de ingressar em uma Universidade é comum a praticamente todos os estudantes que concluem o ensino médio. Buscar melhores condições para si, buscar mais conhecimento e ingressar com um diferencial no competitivo mercado de trabalho visando a democratização do ensino de 3º grau”, explica Riva.

Para Eliene Lima, a Unemat nos seus anos de existência tem possibilitado a concretização desse sonho em diversos municípios de nosso Estado, mas ainda não chegou até a Capital. Ele informa que o único estabelecimento de ensino público de nível superior em Cuiabá é a concorridíssima Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Os deputados progressistas, ainda, apresentaram na área da educação antecedendo o recesso parlamentar, especificamente á Unemat, proposta de emenda à Constituição (PEC) para a viabilidade de elevação dos percentuais repassados a entidade.

Conforme Riva o orçamento tem de ser suficiente para a Unemat viabilizar-se e ampliar seus campi para além dos que já existem.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290318/visualizar/