Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 06 de Julho de 2006 às 14:50

    Imprimir


O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB) desistiu de disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro. Collor, que já havia anunciado ao partido sua disposição de voltar para a política pela Câmara, não registrou sua candidatura ontem, último dia para que os candidatos fizessem a inscrição.

O ex-presidente, no entanto, pode voltar para a disputa aproveitando uma brecha da Lei Eleitoral. Collor alegou "motivos pessoais" para evitar o registro da sua candidatura pelo PRTB ontem. Segundo apurou a Folha Online, no entanto, a decisão foi uma jogada do ex-presidente. Ele teria lançado à Câmara, ao Senado e ao governo do Estado candidatos "laranjas" que podem desistir da disputa na última hora abrindo uma das vagas para que ele ocupe.

Na eleição proporcional, a troca de candidatos pode ser feita até o dia 2 de agosto; na majoritária até 24 horas antes do pleito. É essa a brecha que Collor pretende usar a depender do cenário em Alagoas.

A disposição do ex-presidente é disputar uma vaga ao Senado, mas Collor só se lançaria nesta corrida se o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgasse o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) inelegível.

O ex-governador enfrenta processo por abuso do poder político e econômico, mas o TSE entrou em recesso e não julgou o caso. A expectativa de Collor é que os ministros voltem a tratar do assunto em agosto. Se Lessa, que tem o apoio do PSDB e PMDB, for cassado, Collor se apresentará para disputar o Senado.

Segundo políticos influentes em Alagoas, caso contrário, ele deverá disputar uma vaga na Câmara, onde teria mais chances de vitória.





Fonte: Folha Onlaine

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290493/visualizar/