Discovery liga-se com sucesso à Estação Espacial Internacional
Assim que a escotilha for aberta, o astronauta alemão Thomas Reiter ocupará uma vaga na nave russa Soyuz que se encontra ligada à ISS, completando sua transferência para a nova tripulação.
Uma hora antes do atracamento, o comandante do Discovery, Steve Lindsey, manobrou manualmente o ônibus espacial para fazê-lo girar, de forma que a tripulação da ISS pudesse fotografar a "barriga" da nave e procurar danos. Esta é a segunda vez na história em que um ônibus espacial realiza esse tipo de manobra antes de se ligar à ISS. As imagens digitais seriam transmitidas para a Terra, onde controladores da missão e engenheiros irão estudá-las.
Uma inspeção realizada na quarta-feira, com câmeras presas a um braço mecânico do Discovery, não encontraram avarias sérias.
A cambalhota espacial do Discovery foi realizada pela primeira vez em 2005, a primeira missão de um ônibus espacial desde o desastre do Columbia, em 2003. A desintegração do Columbia foi causada por um dano no revestimento da nave, provocado pelo impacto de um pedaço de espuma que se soltou do tanque externo de combustível, durante a decolagem.
Comentários