Governo Federal promete liberar R$ 100 milhões para pavimentação em Mato Grosso
Os convênios foram assinados em junho. Um deles possibilitará o asfaltamento de 50,66 quilômetros do trecho que liga o município de Guarantã do Norte, a 715 quilômetros de Cuiabá, à divisa com o Estado do Pará. O valor total da obra é de R$ 32,08 milhões, dos quais 75% serão investidos pela União e 25%, cerca de R$ 8 milhões, pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
A BR-163, conhecida como rodovia Cuiabá-Santarém, possui 1.780 quilômetros, sendo 1.121, localizados em Mato Grosso. A parte mato-grossense segue até o município de Rurópolis, no Pará. No mês passado, a Secretaria de Estado de Infra-estrutura finalizou um trecho de 34,5 quilômetros da BR-163, que integram os municípios de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Santa Helena. Assim, apenas o trecho entre Guarantã e Rurópolis está sem asfalto, do lado de Mato Grosso. A obra teve um investimento de R$ 16,1 milhões, 74% desses recursos foram aplicados pelo Governo do Estado.
Segundo Luis Munhoz a expectativa do Governo Federal é de que o restante do trecho seja concluído até o final do ano. Até agora foram empenhados R$ 3 milhões dos R$ 24,06 milhões que formam a parcela federal.
Já na duplicação da Serra de São Vicente, Munhoz relatou que a União investirá um total R$ 20 milhões, dos quais 14 milhões já foram empenhados. “São duas obras importantes que terão mais de R$ 50 milhões investidos”, observou o representante do Ministério dos Transportes. “Já demos a ordem para o início dos serviços, no primeiro momento será feita a terraplanagem e depois será construído um pavimento rígido de concreto”, explicou o secretário de Infra-estrura do Estado, Vilceu Marcheti.
Além dessas obras, o DNIT firmou outras parcerias com o Estado e Prefeituras de Mato Grosso que irão possibilitar a realização de obras como a pavimentação de travessias urbanas em estradas federais nos municípios de Lucas do rio Verde, Matupá, Peixoto de Azevedo, Cáceres e Sinop.
O município de Juína, a 735 quilômetros de Cuiabá, terá o trecho que liga à cidade de Vilhena (RO), pavimentado através de um convênio com o Governo Federal. O município de Rondonópolis, conforme informou o secretário Vilceu Marcheti, será beneficiado com a conclusão do viaduto que integra a BR 364 na cidade, e os municípios de Vila Bela de Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda, a 448 quilômetros de Cuiabá. Outros 80 quilômetros da BR 174 serão recuperados. Ao todo, são R$ 99,5 milhões a serem investidos por meio dos convênios.
Comentários