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Agronegócios
Terça - 04 de Julho de 2006 às 12:15

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As marcas “Cocamar” e “Maringá” são encontradas em embalagens à vácuo e tradicional (almofada), tamanhos 250 e 500 gramas. Para isso, estão sendo desenvolvidas ações como degustação em pontos de venda.

Opções - O “Cocamar” é definido como um café prêmium, padrão exportação, enquanto o “Maringá” atende a preferência por um produto mais encorpado e extra-forte. Segundo o gerente de marketing e vendas da cooperativa, Marcos Orozimbo Rosas, embora o café seja consumido durante o ano inteiro no País, o período de maior demanda é o inverno. “Como a Cocamar está presente em toda a cadeia produtiva do café, ela controla a qualidade dos grãos utilizados no processo industrial e oferece um produto final que atende às expectativas dos consumidores”, frisou. De 2003 para 2005 o consumo de café torrado e moído cresceu 23% no País, saltando de 294,4 mil toneladas para 364 mil toneladas. No mesmo período, o faturamento dessa categoria passou de R$ 1,946 bilhão para R$ 3,030 bilhões.

História - Fundada em 1963 por cafeicultores, a Cocamar tem toda a sua história ligada ao café. Embora a cooperativa tenha diversificado seus negócios, a cafeicultura ainda é um item importante para a receita de um grande número de pequenas propriedades situadas nas regiões norte e noroeste do Paraná.

Na safra atual (2005/06), a Cocamar deverá receber cerca de 300 mil sacas beneficiadas, volume bem acima do alcançado no período anterior (2004/05), de 185 mil, o que se deve à característica de bianualidade de produção dos cafezais. São 11 mil hectares cultivados na região de atuação da cooperativa, a maioria pelo sistema de plantio adensado, modelo difundido no País pela própria Cocamar no início dos anos 90, quando o setor passava por uma grande crise.

O adensamento, que garante maior produtividade às lavouras, fez com que o café voltasse a ser viável como opção de renda especialmente em pequenas áreas.





Fonte: Olhar Direto

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