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Politica Brasil
Terça - 04 de Julho de 2006 às 09:57
Por: Caroline Rodrigues

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Guarantã do Norte, MT - O Governo do Estado autorizou o inicio das obras de pavimentação da BR-163, no trecho que liga a cidade de Guarantã do Norte (715 km ao Norte de Cuiabá) à divisa de Mato Grosso. O convênio, assinado em 28 de junho, possibilitará o asfaltamentoa de 50,66 km do trecho. O valor total da obra é de R$ 32,08 milhões, dos quais 75% será pago pela União e 25% pelo Governo do Estado. Vale ressaltar que o investimento estadual, que corresponde a R$ 8,02 milhões, vêm do Fundo Estadual de Transporte e Habitação ( Fethab), que destina 30% de sua arrecadação para a construção de casas populares e 70% para a melhoria da malha viária.

O início dos trabalhos, nesta segunda-feira (03.07), contou com as presenças de autoridades estaduais, bem como o prefeito do município, José Humberto Macedo. De acordo com o coordenador-geral de Construção do Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (DNIT), Luis Munhoz, que representou o Ministério de Transportes no ato, a expectativa do Governo Federal é de que a obra seja concluída até o final do ano. No entanto, foram empenhados até agora R$ 3 milhões dos R$ 24,06 milhões que formam a parcela federal. “Estamos viabilizando recursos no orçamento, mas pretendemos acabar no fim de 2006”, relata.

O secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Francisco Marcheti, já tem perspectivas mais modestas. “Até o fim de 2006, esperamos fazer uma primeira etapa de 20 km. Mas o que determina a velocidade dos trabalhos é a liberação total do recurso”, salienta.

Para o setor do agronegócio, a rodovia representa economia. Uma redução nas distâncias e nos custos. “Ao invés do Porto de Paranaguá (PR), os agricultores e pecuaristas poderão escoar a produção pelo porto de Santarém (PA)”, explicou o prefeito José Macedo.

A BR-163, conhecida como rodovia Cuiabá-Santarém, possui 1.780 km, sendo 1.121 km localizados em Mato Grosso. A parte mato-grossense é pavimentada até Guarantã do Norte, de maneira que a via segue sem pavimento até o município de Rurópolis, no Estado do Pará.

A rodovia é margeada por uma diversificada fauna, flora, além de riquezas econômicas e heterogeneidade éticos-culturais. Isso devido ao traçado que corta a Floresta Amazônica, o Cerrado e áreas de transição.

As políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da BR estão sendo discutidas no Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), que é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, e elaborou depois de uma série de discussões com a sociedade civil organizada o Plano BR-163 Sustentável.





Fonte: Da Assessoria

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