Parceria possibilita a pavimentação da BR-163
O início dos trabalhos, nesta segunda-feira (03.07), contou com as presenças de autoridades estaduais, bem como o prefeito do município, José Humberto Macedo. De acordo com o coordenador-geral de Construção do Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (DNIT), Luis Munhoz, que representou o Ministério de Transportes no ato, a expectativa do Governo Federal é de que a obra seja concluída até o final do ano. No entanto, foram empenhados até agora R$ 3 milhões dos R$ 24,06 milhões que formam a parcela federal. “Estamos viabilizando recursos no orçamento, mas pretendemos acabar no fim de 2006”, relata.
O secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Francisco Marcheti, já tem perspectivas mais modestas. “Até o fim de 2006, esperamos fazer uma primeira etapa de 20 km. Mas o que determina a velocidade dos trabalhos é a liberação total do recurso”, salienta.
Para o setor do agronegócio, a rodovia representa economia. Uma redução nas distâncias e nos custos. “Ao invés do Porto de Paranaguá (PR), os agricultores e pecuaristas poderão escoar a produção pelo porto de Santarém (PA)”, explicou o prefeito José Macedo.
A BR-163, conhecida como rodovia Cuiabá-Santarém, possui 1.780 km, sendo 1.121 km localizados em Mato Grosso. A parte mato-grossense é pavimentada até Guarantã do Norte, de maneira que a via segue sem pavimento até o município de Rurópolis, no Estado do Pará.
A rodovia é margeada por uma diversificada fauna, flora, além de riquezas econômicas e heterogeneidade éticos-culturais. Isso devido ao traçado que corta a Floresta Amazônica, o Cerrado e áreas de transição.
As políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da BR estão sendo discutidas no Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), que é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, e elaborou depois de uma série de discussões com a sociedade civil organizada o Plano BR-163 Sustentável.
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