Mascarados de Poconé é atração em Chapada
Máscaras, chapéus enfeitados com plumas espelhos e muito brilho e roupas bordadas com lantejoulas e cores fortes expressam a alegria impressa na dança dos 32 cavalheiros.
Eles se movimentam com passos fortes e graciosos, coreografia exigente sendo uma para cada música diferente. São divididas em 12 execuções cada uma com característica sua particular. A primeira denominada “Entrada ou Cavalinho”, os integrantes dançam como se fossem crianças brincando. Em outra prestam homenagem em devoção a São Benedito.
A dança é uma das mais antigas de Mato Grosso, desde 1915 a tradição dos Mascarados é passada de pai para filho. E foi concebida sob a influência dos costumes indígenas, espanhol e português.
Atualmente o grupo está organizado em grupo mirim (5 a 11 anos), adolescentes (13 a 15 anos), jovens (15 a 17 anos), adultos (17 a 20 anos) e veteranos. Somente as crianças e jovens que estão na escola podem participar do grupo.
A Dança dos Mascarados, uma das principais apresentações do dia, é muito realizada em festas tradicionais religiosas do Estado. Já se transformou em atração turística devido ao seu valor cultural para Poconé e Mato Grosso.
A programação deste dia do Festival traz ainda outras atrações interessantes como o filme de Maurício Dias “Três Chapadas e Um Balão”. Na música, o espetáculo fica sob responsabilidade de “Os Cinco Morenos”, que prometem uma apresentação com gostinho nostálgico do samba de raiz. Além das oficinas e exposições.
Confira a Programação de Quarta-feira (5)
Oficinas
Horário: 9h às 15h
Exposições
Horário 10h às 22h
Dança “Os Mascarados de Poconé”
Horário: 17h
Local: Espaço Cultural Frei Osvaldo
Cinema: “Três Chapadas e Um Balão”
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Frei Osvaldo
Música: “Os Cinco Morenos”
Horário: 20h30
Sarau
Horário: 22h
Local: Praça de Alimentação
Comentários