Escolas têm até 10 de julho para enviarem relação de livros didáticos
Na rede pública municipal de ensino de Várzea Grande, muitas escolas já finalizaram o processo de seleção dos livros didáticos. De acordo com a coordenadora da Divisão de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Garção, os educadores devem ser bastante criteriosos no momento da escolha desse material de apoio, uma vez que os livros preferidos deverão ser utilizados em sala de aula até 2009, ano em que acontece nova escolha dos livros didáticos para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Para que os profissionais da educação optem por aquele material que venha ao encontro das especificidades de cada grupo escolar, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) encaminhou a todos estabelecimentos de ensino o Guia do Livro Didático 2007. Nele são apresentados os critérios que nortearam a avaliação dos livros, bem como as resenhas das obras aprovadas pelo Ministério.
De acordo com a Secretaria de Educação Básica do MEC, o processo de avaliação pedagógica dessas obras é realizado em parceria com as universidades públicas. Estas ficam responsáveis pela avaliação dos livros didáticos. Após essa etapa é que o Guia é elaborado e remetido para as escolas de todo país.
Além de optarem por volumes que contemplarão as áreas de Alfabetização, Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História e Geografia, para esta edição do PNLD, os professores selecionarão livros sobre História e Geografia regional. Junto com a novidade, o MEC solicita que as escolas se responsabilizem não só pela entrega do material aos alunos, mas, sobretudo, com a conservação e recolhimento, ao término de cada ano letivo, dos livros didáticos.
Comentários