Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Julho de 2006 às 08:07

    Imprimir


Três novos projetos de gestão ambiental municipal vão começar a desenvolver suas atividades neste segundo semestre no território Portal da Amazônia, extremo norte de Mato Grosso. Os convênios com o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) foram assinados nesta semana em Brasília, junto com outras 10 iniciativas contempladas no eixo da BR-163 (Cuiabá-Santarém). O objetivo destes municípios nos próximos meses será fomentar a construção coletiva de estratégias de desenvolvimento sustentável.

As prefeituras de Terra Nova do Norte e Novo Mundo terão 18 meses para construir suas Agendas 21 Locais e realizar um zoneamento sócio-ecológico e econômico simplificado, visando a elaboração do Plano Diretor Participativo. Os projetos foram apresentados ano passado ao FNMA, para concorrer ao edital 03/2005 - Apoio ao fortalecimento da gestão ambiental e do ordenamento territorial dos municípios localizados na área de influência da rodovia BR-163.

Lorival Lindner, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Terra Nova vê o projeto como uma ferramenta que vai levar a discussão ambiental que já ocorre no município para toda a população. “Nós já temos um trabalho com pastagens ecológicas, preocupação com o assoreamento dos rios e outras iniciativas. Por isso, a expectativa é que esse trabalho com a Agenda 21 venha despertar a consciência de toda a população sobre questões de planejamento ambiental e econômico do município” afirma Lindner e completa: “queremos discutir o que as pessoas esperam da cidade e fazer com que isso sirva de referência para as gestões públicas”.

Em Carlinda, o convênio assinado completa o trabalho já desenvolvido pela Agenda 21 Local, cujas atividades começaram ainda no primeiro semestre com a recomposição do Fórum da Agenda 21. O recurso recebido agora do FNMA será especificamente para as ações de elaboração do Plano Diretor Participativo. Rozângela Cristina de Oliveira, coordenadora dos dois projetos, recebeu a notícia da liberação dos recursos com animação, uma vez que as ações previstas para a Agenda 21 e do Plano Diretor, apesar de serem projetos separados formalmente, estão interdependentes. “Esse novo convênio representa concretude e estabilidade para a nossa Agenda 21", diz Cristina.

Somando essas três iniciativas às de Alta Floresta, Marcelândia, Paranaíta e Nova Bandeirantes, metade dos municípios do território Portal da Amazônia estão envolvidos na construção de seus sistemas de gestão ambiental e planos de desenvolvimento sustentável, com grande ênfase na participação popular.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291488/visualizar/