Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Julho de 2006 às 01:20

    Imprimir


O Projeto Parceria Rural – Agricultura, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), realiza mais um curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas, desta vez, no município de Tapurah (433 km de Cuiabá). As aulas tiveram início no dia 26 de junho, com a participação de 118 trabalhadores.

O curso está acontecendo na vila rural Novo Eldorado, localidade próxima da cidade de Tapurah. Os alunos passam o dia no distrito e recebem aulas teóricas e práticas sobre preparo de solo, plantio, operação e manutenção de tratores, colheita de soja, saúde e segurança no trabalho, uso correto e seguro de produtos fitossanitários e do equipamento de proteção individual do trabalhador (EPI), ética e cidadania e noções sobre previdência e legislação trabalhista.

Além deste conteúdo, que é aplicado a todos os alunos, os 30 melhores receberão ainda um curso extra de aplicação de defensivos agrícolas por georeferenciamento e noções de GPS, que será ministrado ao final do curso, previsto para encerrar dia 11 de julho.

Como o forte na cidade é o trabalho com tratores, no curso estão sendo ministrados três módulos de operação e manutenção de tratores pelas empresas Valtra, John Deere e Case/New Holland. O preparo de solo e estudos técnicos é dado pela Empaer; a Basf ministra o módulo de saúde e segurança no trabalho, uso correto e seguro de produtos fitossanitários e do equipamento de proteção individual do trabalhador (EPI); a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho é a professora do módulo de ética e cidadania e a empresa AD Protec ministrará ao final o módulo do GPS.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho, os participantes são, na maioria, pessoas carentes e muito humildes. “Grande parte nunca fez nenhum tipo de curso de qualificação e a dedicação destes trabalhadores ao projeto é enorme, pois eles vêem neste curso a oportunidade de conquistar um bom emprego e melhora de vida”.

Tapurah é 5º município do Estado a ser atendido pelo projeto em 2006. Em três anos, o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas já qualificou 3.012 trabalhadores, em 21 municípios de Mato Grosso, mudando a vida de pessoas que antes viviam no campo, mas não tinham condições de disputar as boas vagas de emprego pela falta de capacitação.

A próxima cidade a receber o projeto será Lucas do Rio Verde.

São parceiros no projeto as empresas Valtra, AGCO (Massey Ferguson), John Deere, CNH (Case e New Holland), Solo Vivo Fertilizantes, Jacto, Indústria Aeronáutica Neiva, Basf, Tatu Marchesan, Semeato, Empaer, sindicatos rurais e prefeituras municipais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291529/visualizar/