Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 30 de Junho de 2006 às 04:00
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Sinop, MT - Qualificar continuamente os profissionais da Educação. Com isso, o Governo de Mato Grosso visa garantir que o ensino ofertado na rede estadual de ensino seja eficiente e de qualidade. Um dos pontos de apoio do Governo do Estado para esse objetivo é o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro).

Nos últimos três anos, os professores-formadores dos 13 Cefapros atenderam 16.365 professores e 2.207 técnicos e apoios da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com formação continuada. Para avaliar e delinear os métodos aplicados pelos Cefapros, esses profissionais participam, em Sinop (a 500 km de Cuiabá), do 1º Encontro Regional dos Cefapros.

Do evento, que acontece entre esta quinta-feira e sexta-feira (respectivamente 29 e 30 de junho), também participam os diretores e coordenadores dos Cefapros. O encontro é promovido pela Seduc e foi aberto pela secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Darsie.

De acordo com ela, mesmo mostrando grandes resultados, os Cefapros ainda se preparam para se tornar referência em formação docente no Estado. “Esse é um desafio que tem inspirado o Cefapros. O desafio é favorecer a relação entre o desenvolvimento da escola e o desenvolvimento dos professores, já que escola e professores formam a unidade básica para mudar e melhorar o ensino”, disse.

As atividades desenvolvidas pelos Cefapros têm incluído o acompanhamento de projetos pedagógicos das escolas, a implantação das políticas pedagógicas da Seduc e a criação de serviços de orientação, informação, discussão, difusão de saberes teóricos e práticos aos profissionais da Educação.

“O Centro é um importante instrumento de dinamização da formação contínua dos professores. Com eles, o Estado proporciona ao professor auxílio nas suas atividades diárias e estimula ações inovadoras”, complementa Marta.

Atendimento

Cerca de 108 professores-formadores fazem o acompanhamento direto nas escolas e aplicam cursos aos profissionais da rede. “São profissionais especialistas nas áreas de Linguagens, Alfabetização, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática”, elenca a superintendente de Formação dos Profissionais da Educação Básica da Seduc, Mônica Agripina Botelho.

Os formadores ficam alocados nos municípios-pólos de: Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Confresa, Cáceres, Diamantino, Sinop, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Matupá, Juara, Juína e Tangará da Serra. E, assim chegam as 637 escolas estaduais e dão suporte em escolas municipais.

Contudo, a prioridade dos Centros é o fortalecimento do Ensino Fundamental. Para que isso aconteça, os professores-formadores desenvolvem projetos como o “Eterno Aprendiz” e a “Sala do Professor”, um trabalho desenvolvido em grupo na unidade escolar, utilizando a hora-atividade para pesquisas, troca de experiência e resolução de dúvidas do professor.

No quesito de novas tecnologias, aos professores estão sendo oferecidos curso on-line, como o “Pró-info”, o “Mídia na Educação”e o “Tecnologia na Educação”. Este último, em nível de Especialização em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Em formação continuada dos não-docentes são os Cefapros os responsáveis pelo projeto “Arara Azul”. Com o “Arara Azul”, técnicos e apoios receberam a formação técnica em nível médio e tiveram seus subsídios mensais reajustados em até 40%. O projeto se tornou referência nacional e atualmente o Ministério da Educação (Mec) está implementando o “Pró-funcionário”, totalmente inspirado no “Arara Azul”.

“Assim como a formação inicial, a formação continuada está chegando até o profissional da Educação. O resultado desse esforço contínuo é o bom desempenho escolar dos alunos”, finaliza Mônica Agripina. As ações desenvolvidas pelos Cefapros fazem parte do planejamento estratégico Escola Atrativa, por meio do Programa Aprimorar.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291734/visualizar/