Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 17:31

    Imprimir


O Plano Diretor Participativo (PDP, instrumento que a Prefeitura de Cuiabá pratica desde 2005), uma exigência do Estatuto das Cidades -, teve na manhã desta quinta-feira (29), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel), mais uma etapa. A pauta do encontro, aberto pelo prefeito Wilson Santos e pela presidente da Fundação Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Adriana Bussiki Santos, foi para apresentar a técnicos e dirigentes de entidades o andamento dos trabalhos, que já estão em estágio avançado e entram em uma nova fase.

A Prefeitura já realizou diversos encontros nas regiões Sul, Norte, Leste, Oeste e Centro, desde a largada do plano, quando foi realizado um seminário no Hotel Fazenda Mato Grosso. O Plano Diretor Participativo já reuniu 1.348 pessoas, que vêm fazendo sugestões e dando opiniões sobre o que Cuiabá precisa em termos de investimentos, obras, meio ambiente, habitação, transporte urbano, sistema viário, entre outros pontos. Os grupos temáticos estão sendo organizados por regiões (os seminários e encontros ocorrem a partir de agendamentos). O professor Juacy da Silva coordena o trabalho de sistematização.

O prefeito Wilson Santos lembrou, ao abrir os trabalhos, que o Plano Diretor Participativo é uma ferramenta importante, principalmente porque abre todas as possibilidades de os moradores e não apenas técnicos e burocratas opinarem sobre o futuro da cidade. “Todos queremos uma cidade boa, funcional, uma cidade solidária, bonita, que saiba para onde vai, mas isso só se faz com a combinação de idéias”, disse o prefeito.

Ao denominar cada participante como “agentes de cidadania”, Wilson Santos observou que as discussões têm que se aprofundar ao máximo para que as sugestões e as observações oferecidas, seja de cidadãos comuns, seja de entidades, se materializem em favor da cidade.

O Plano Diretor Participativo terá ainda vários encontros. Após esse trabalho será editado um livro com as sugestões, discussões e seminários já sistematizados, com registros de todos os participantes. O prefeito Wilson Santos quer celeridade para que Cuiabá comece a crescer sob o disciplinamento do PDP, uma intersecção de idéias para uma cidade mais justa, mais acolhedora e mais desenvolvida nos próximos anos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291772/visualizar/