Bairros da Capital serão asfaltados em parceria entre Estado e Município
Dentro do total de recursos estão ainda a pavimentação de 59,107 mil metros quadrados da avenida Beira Rio e plantio de 29 mil metros quadrados de grama nos canteiros centrais da via.
Nos bairros, a pavimentação integra o programa “Asfalto Solidário”, do qual contribuem Governo do Estado, com 40% do valor, Prefeitura com 35% e o contribuinte com outros 25%, sendo este último recurso oriundo do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) onde o cidadão destina diretamente a aplicação do imposto para esse fim.
A assinatura dos convênios foi celebrada nesta quinta-feira (29.06) no Salão Paroquial do bairro Nossa Senhora Aparecida entre o governador Blairo Maggi, o prefeito Wilson Santos e representantes de associações comunitárias.
Os convênios prevêem ainda a construção de um centro de atividades culturais no Parque Cuiabá, parceria entre Prefeitura e Estado e de uma sede para a União Cuiabana de Associações de Moradores (Ucamb), custeada pelo Estado.
Criada desde a fundação do bairro, a Associação de Moradores do Parque Cuiabá buscou na parceria entre os poderes públicos mais obras que pudessem levar aos moradores do bairro mais qualidade de vida. “Com essa pavimentação que agora vamos receber o bairro adquire melhor aspecto e as pessoas vivem com mais qualidade”, afirmou o presidente do bairro, Cláudio Soares.
O prefeito Wilson Santos destacou a parceria a “três mãos” para que as obras possam ir adiante. “Vamos honrar os compromissos e pra isso necessitamos da colaboração de toda a população envolvida e que estará fiscalizando o andamento de todas as obras”, afirmou.
Fundado há mais de quarenta anos, o bairro Jardim Mariana na região Oeste, antes Cachopa, tem a maioria de suas ruas ainda sem pavimentação. Conforme a presidente da Associação de Moradores, Heloiza Dorilêo, muitas das vias o esgoto corre a céu aberto e é o único local para crianças e adolescentes brincarem. “Com a pavimentação teremos não somente mais qualidade e conforto como mais saúde”, disse Heloiza ao fazer referência a obra de pavimentação de 16 mil metros quadrados de ruas.
Com esses quatro bairros e ainda os Jardins Itapuã e Florianópolis, os dois governos complementam a parceria destinada a asflatar alguns dos bairros mais antigos da Capital cujos moradores esperavam por esse benefício.
"Sem a parceria com o Municípios e a população não seria possível fazer muito do que já foi feito em todo o Estado", ressaltou o governador ao se referir aos consórcios rodoviários, parcerias com os govrnos municipais e Federal e com associações de moradores em diversas ações implementadas pelo Estado. "Nenhuma parte pode falhar nesse processo para que as bras saiam definitivamente do papel e cheguem a quem realmente necessita", finalizou Maggi.
Participaram da assinatura dos convênios os secretários de Estado Terezinha Maggi, de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social; de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira; da Casa Civil, Antônio Kato, o deputado estadual Carlos Brito, presidente da Ucamb, Édio Martins, secretários municipais e vereadores.
Comentários