Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 08:28

    Imprimir


Dezesseis operadores do turismo de Goiânia (GO) desembarcaram no final da manhã de ontem (28) no Aeroporto Marechal Rondon. Eles vêm para a capital mato-grossense a convite da Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMTDET). A comitiva goiana participa até domingo (02/07) de um famtour (familiarização turística), cujo roteiro é “Centro Geodésico da América do Sul e Pantanal”, por várias regiões turísticas da baixada cuiabana. O famtuor é desdobramento do lançamento da campanha promocional “Cuiabá – Portas Abertas”, uma parceria entre o Município e iniciativa privada.

O diretor de turismo da SMTDET, Jaime Yasuo Okamura, explica que a campanha promocional foi lançada no mês de março em Cuiabá e, em maio, na capital goiana. O famtour é resultado de uma parceria do Município com Confiança Turismo, TAM e o Hotel Deville. Nesta quarta-feira, os operadores percorrem a Rodovia Transpantaneira, principal portão de acesso ao Pantanal em aproximadamente 65 km para um safári fotográfico para visualização do que há de melhor da fauna e flora pantaneira. Depois, os operadores de turismo goianos seguem para o Hotel Sesc Pantanal, em Porto Cercado, a 42 km de Poconé, com pernoite.

Nesta quinta-feira (29), o famtour prossegue com café da manhã, safári fotográfico fluvial pelo rio Cuiabá e afluentes com parada para observação e fotos da natureza pantaneira, seguido de almoço. Logo depois, a comitiva retorna a Cuiabá e visita as dependências da Confiança Turismo com pernoite e hospedagem no Hotel Deville. Na sexta-feira (30), o passeio continua em Chapada dos Guimarães (a 61 km de Cuiabá) como visita ao Terminal Turístico de Salgadeira e também aos principais pontos turísticos da reserva ecológica como a Cachoeira Véu de Noivas.

Nesse mesmo dia, eles continuam o passeio com uma parada no Portão do Inferno e visita ao mirante, de onde se tem uma visão panorâmica da região com uma altitude de aproximadamente 800 metros acima ao nível do mar. O almoço será no restaurante Morro dos Ventos, local onde os operadores poderão apreciar o melhor da culinária típica de nossa região. A visita inclui ainda uma passagem pelo município de Chapada dos Guimarães, incluindo visita à igreja Nossa Senhora de Sant’ana, último monumento da arte barroca da região, seguido de retorno para Cuiabá. A parte cultural inclui happy hour no Haus Beer e jantar no Bristô Gondin.

No sábado (1º/07), o destino é Nobres (município distante a 140 Km de Cuiabá). A cidade fica estrategicamente localizada em uma área de floresta de transição, entre o cerrado e a Floresta Amazônica. Mais exatamente em uma área conhecida como Província Serrana, sendo considerada uma região divisora de águas, entre as bacias Amazônica e Platina. Além disso, como é típico em regiões ricas em calcário (mineral), o município está todo cortado por rios e lagoas de água extremamente cristalinas, habitat natural de diversas espécies de peixes e plantas. Em Nobres, o turista encontra um ambiente propício para a prática do mergulho e flutuação.

O roteiro do famtour tem flutuação no Rio Salobra e Aquário Encantado, observação no Rio Estivado e almoço. À noite, os operadores são convidados especiais da Prefeitura Municipal de Cuiabá para apresentação folclórica e visita à Festa de São Benedito, seguido de jantar com o melhor da culinária regional. No domingo (2), os 16 operadores de turismo farão city tour em Cuiabá pelo Centro Histórico e Centro Geodésico da América do Sul seguido de traslado hotel/aeroporto e embarque previsto para as 17 horas.

Conforme o diretor de turismo da SMTDET, Jaime Yasuo Okamura, toda programação do roteiro apresentado durante o famtour será comercializado pelos operadores turísticos do Brasil. Isso quer dizer que a partir de agora, os operadores de Goiânia também fazem parte desta rede, implementando mais ainda o fluxo turístico de Goiânia e Brasília. “A partir do próximo semestre, os parceiros envolvidos com o roteiro esperam implementar o fluxo de Goiás para Cuiabá em torno de 15%. Essas ações e parcerias deverão ser ampliadas a partir dos interesses dos empresários do setor”, avisa Okamura.

Para tanto a Diretoria de Turismo deverá fomentar os lançamentos da Campanha “Cuiabá - Portas Abertas” e do roteiro “Cuiabá Centro Geodésico da América do Sul e Pantanal”, a partir do segundo semestre em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, São José do Rio Claro e Campinas (SP) - em parceria com a TAM e operadores interessados - e no interior do Estado (nortão), Rondônia - parceria com a Cruiser e a Rede de Hotéis Mato Grosso. A expectativa com esta e outras ações - com o famtour voltado para jornalistas especializados em turismo – a Prefeitura de Cuiabá aposta que fluxo turístico em Cuiabá para 2007 deva superar o volume aos últimos cinco anos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291890/visualizar/