Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 28 de Junho de 2006 às 12:41

    Imprimir


O Ministério da Saúde e sua Secretaria de Vigilância em Saúde promovem, nesta quarta-feira (28), o Seminário de Preparação e Respostas às Emergências Públicas. O objetivo é debater com autoridades internacionais da área, temas como o Regulamento Sanitário Internacional e a capacidade de respostas a emergências epidemiológicas no Brasil. Além disso, será apresentado a esses especialistas internacionais o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Ministério da Saúde.

Como convidados, participarão Marlo Libel, representante da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) em Washington (EUA), que apresentará a Sala de Situação da Organização Mundial de Saúde (OMS), e Jeremy Sobel, do Center of Disease Control (Centro de Controle de Doenças dos EUA). O seminário acontece no Hotel Nacional, em Brasília.

Cievs - O Cievs é uma "sala de situações" com recursos tecnológicos de ponta, onde especialistas acompanharão, 24 horas por dia, as notificações de emergências epidemiológicas, a partir do alerta de secretarias estaduais e municipais de Saúde, profissionais e serviços de saúde em todo o país. Dessa forma, será possível adotar, em tempo oportuno, medidas para prevenção e controle de doenças.

O foco principal do Cievs é acompanhar um conjunto de doenças que, por seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública, necessita de acompanhamento do Ministério da Saúde. Também está incluída a ocorrência de "agravos inusitados", que são casos ou óbitos de doença de origem desconhecida ou alteração no padrão epidemiológico de doença conhecida. Essa lista de doenças é de notificação imediata, devendo ser comunicada, pelo profissional ou serviço de saúde, em até 24 horas do diagnóstico inicial.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292025/visualizar/