Celcita Pinheiro poderá ser a primeira conselheira no Tribunal de Contas
O tribunal conta com sete conselheiros vitalícios que são escolhidos através de rodízio de poderes. O governador tem o direito de escolher um, a Assembléia Legislativa escolhe quatro, os auditores da Controladoria do próprio Tribunal escolhem um e o Ministério Público tem o direito de escolher um. Todos querem ter alguém neste importante emprego vitalício. E para a vaga de Branco de Barros existe uma disputa grande. Até agora ninguém sabe quem terá o direito de escolher. O Ministério Público vem afirmando que a vaga é sua, mas Assembléia Legislativa e o próprio governador Blairo Maggi estão pleiteando o direito de escolher o próximo conselheiro.
E nesta disputa pela vaga de Branco de Barros a concorrência é grande. Nos bastidores políticos do Estado fala-se que será a vez de escolher uma mulher. O tribunal nunca teve uma conselheira. E para abrir a casa às mulheres, tanto na Assembléia Legislativa quanto no Palácio Paiaguás o comentário é um só: escolher a deputada federal e esposa do senador Jonas Pinheiro, Celcita Pinheiro para o cargo.
E Celcita já conta até com uma comissão de apoio para ser a primeira mulher a ocupar a vaga de conselheira do Tribunal de Contas. Integrantes do PFL, onde é filiada apontam que ela é preparada para a função, conhecendo muito bem Mato Grosso e dizem que se a escolha for do governador Blairo Maggi ou da Assembléia ela vence com facilidade. Seu principal cabo eleitoral é seu marido Jonas Pinheiro, que além de ser amigo pessoal de Blairo Maggi foi quem ingressou o governador na vida política. Além disso, tem grande influência junto à Assembléia Legislativa, o que torna sua esposa como uma candidata praticamente imbatível nesta disputa.
Comentários