Ibama apresenta novo Sistema de Documentação Florestal (DOF)
O encontro vai durar três dias, durante os quais o sistema será apresentado para a comunidade interessada: corpo técnico do Ibama e órgãos ambientais, empresários, representantes do terceiro setor e dos governos da região Nordeste. Na quinta-feira (29), os participantes serão convidados a simular uma operação de concessão para testar o novo sistema.
O objetivo do evento é fomentar a participação democrática na gestão dos sistemas públicos. Na semana passada, o encontro foi organizado em Belém, Pará, para os interessados na região Norte.
Segundo Carlos Fabiano Cardoso, coordenador de Monitoramento e Controle Florestal do Ibama, “o encontro vai testar o funcionamento das interfaces interna (Ibama) e externa (usuários) do sistema, além da comunicação entre elas”.
Depois deste evento, os participantes terão até o dia 10 de julho para encaminhar ao Ibama críticas e sugestões sobre o DOF, que deve entrar em operação no dia 1 de agosto. Em Pernambuco, estado escolhido para o teste do sistema, a demanda pelo DOF é basicamente dos setores produtivos, localizados na caatinga, interior do Estado.
Ali, além das demandas de autorização para preparação de roçado e pasto, a madeira é usada como principal matriz energética regional. Segundo o superintendente do Ibama em Pernambuco, João Arnaldo Novaes, “o Estado consome cerca de oito milhões de toneladas de lenha por ano”.
Cronograma
Dia 27: Apresentação do sistema para servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ibama, que atuem com os setores de controle, área técnica e fiscalização.
Dia 28: Apresentação do sistema para representantes do setor empresarial, instituições de pesquisa, ONGs, OEMAS entre outros convidados.
Dia 29 e 30: Teste simulado do sistema DOF.
Dia 10/07: Prazo final para encaminhamento dos representantes dos diversos setores.
Comentários