Prefeitura e Sema discutem 1ª etapa da despoluição no parque Mãe Bonifácia
A primeira rodada de entendimentos nesse sentido ocorreu na manhã desta terça-feira (27). O secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Machado, técnicos da Smades, o secretário Levi Andrade, a presidente da Sanecap, Eliana Rondon e o prefeito Wilson Santos estiveram reunidos para acertar os primeiros passos, que implica numa primeira etapa de gestões para equacionar aquela situação. “Essa é uma preocupação constante e somente com ações combinadas teremos sucesso”, disse o prefeito, agradecendo também a preocupação de Machado em relação ao problema. Assim como a prefeitura, que tem um amplo projeto de saneamento e recuperação ambiental para toda aquela região (dentro do conceito das Parcerias Público Privadas – PPPs), o governo do estado (Sema) possui também um levantamento feito por geoprocessamento, cujo mapeamento mostra toda a área do parque e os córregos do local.
O prefeito Wilson Santos observou que a situação crítica de hoje é produto da falta de investimentos ambientais e da elaboração do projeto de implantação do parque sem critérios e preocupação relacionados ao meio ambiente. Ele disse, também, que a poluição no parque Mãe Bonifácia é resultante, não apenas da densidade de lançamento de efluentes, mas da falta de conscientização dos moradores que jogam lixo por cima dos muros e nas ruas, mesmo com a coleta regular de lixo na extensão da avenida Felinto Müller e ruas interligadas, nas imediações e limites do parque. Além disso, completou o prefeito, todos os bairros no perímetro do parque são desprovidos de saneamento.
O problema da poluição do parque Mãe Bonifácia foi um dos principais temas enfocados pelo prefeito, no início do ano, quando iniciou palestras e encontros para prestar contas das ações do ano passado. No Lions Clube, por exemplo, Wilson Santos mostrou aos leoninos a face do problema e naquele tempo já anunciava ações da prefeitura (via Smades) para solucionar o problema.
No próximo mês de agosto, o prefeito Wilson Santos enviará para a Câmara Municipal de Cuiabá uma mensagem impondo restrições para construções e empreendimentos imobiliários naquelas proximidades. A prefeitura também começará a notificar moradores e empresas da região a fim de que sigam os procedimentos formais no que tange o lixo e a emissão de resíduos no parque. Ficou acordado que a Sanecap e a Smades vão elaborar um ante-projeto (a ser discutido posteriormente junto com a Sema) detectando os problemas de poluição do parque, localizando prioridades e problemas físicos, assim como a proposição de medidas ou obras para resolver a questão. O secretário Marcos Machado reafirmou, ao final do encontro, que o Governo do Estado está disposto a atuar em conjunto, através de um convênio a ser celebrado a partir do estudo que começará a ser feito pela prefeitura.
Comentários