Plano de Águas do Brasil será apresentado no DF durante encontro público
O Encontro Público tem apoio do governo do Distrito Federal, da Agência Nacional de Águas (ANA), do Ibama, da UnB e da Petrobras.
Organizados pela Secretaria de Recursos Hídricos do MMA (SRH/MMA) por meio das Comissões Executivas Regionais (CER), os encontros públicos tiveram início na Bahia, no dia 23 de maio, e terminam no dia 30 de junho.
Aprovado em 30 de janeiro deste ano no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o Plano Nacional foi lançado no dia 3 de março pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O PNRH do Brasil terá espaço temporal de 15 anos (até 2020), com revisão de alguns dos seus tópicos a cada quatro anos, de acordo com os planos plurianuais.
O Brasil é o primeiro país do sul do continente a concluir seu planejamento estratégico de gestão de águas dentro do prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda da Cúpula de Joanesburgo (Rio + 10) e das Metas do Milênio. No encontro da África do Sul, os países integrantes da ONU foram orientados a elaborar, até 2005, seus planos de gerenciamento integrado dos recursos hídricos.
O Plano Nacional de Recursos Hídricos foi construído durante quase três anos com a participação de mais de 7 mil pessoas, incluindo representantes de governos estaduais, organizações não governamentais, movimentos sociais, usuários, populações tradicionais e indígenas, entre outros, em todos os estados da Federação. As discussões aconteceram nas 12 regiões hidrográficas do País.
Confira a programação dos Encontros Públicos Estaduais, acessando o site http://pnrh.cnrh-srh.gov.br/.
Comentários