UFMT promove seminário sobre população negra e educação
O Seminário é uma iniciativa do Programa de Pesquisa em Educação e Relações Étnico-Raciais e faz parte das atividades do Projeto Integrado de Cooperação Científica em Educação UFMT/UFF/PUCSP, financiado pelo CNPq/PADCT e pela FAPEMAT, além de estar inscrito nas atividades da Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular do PPGE/UFMT.
Durante o encontro, serão discutidas questões como a construção sócio-histórica do racismo; racismo e racialismo; aspectos particulares da construção do racismo no Brasil; o ideal de branqueamento; a projeção do racismo no trabalho e na educação; políticas de ação afirmativa para a população negra; a questão dos conceitos na pesquisa sobre negro e educação; a construção da identidade racial coletiva e individual; e espaços da pesquisa educacional em relações raciais.
CONFERENCISTA - A Profª Iolanda de Oliveira obteve seu doutorado em Psicologia da Educação na USP. É autora e organizadora de várias publicações sobre a temática das relações raciais e educação. Atualmente dedica-se a pesquisar as relações raciais e a formação de professores.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615- 8447.
Comentários