Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 27 de Junho de 2006 às 04:41
Por: Lorenzo Falcão

    Imprimir


Poconé, município pantaneiro mato-grossense, viveu um domingo (25.06) agitado, com a realização da Cavalhada, um dos mais tradicionais eventos culturais do Estado. A festa, que todos os anos atrai centenas de turistas, aconteceu ao longo do dia inteiro e levou milhares de pessoas à arena onde acontece, com encenações e diversas competições hípicas entre mouros e cristãos. O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, esteve no evento representando o governador Blairo Maggi.

A Cavalhada é uma iniciativa que mobiliza praticamente toda a sociedade poconeana, independente de classe social. O Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, foi patrocinador do evento. A origem do festejo tem influência na literatura clássica (Homero), mas adaptada com motivos regionais. Está, por exemplo, ligada às festas de São Benedito e Senhor Divino. Motivos universais e regionais enriquecem essa intensa manifestação cultural. “É um dos eventos mais importantes da cultura de Mato Grosso”, salienta o secretário João Carlos.

O início da festa acontece com a apresentação dos exércitos Cristão e Mouro que competem o dia inteiro, com cavaleiros e cavalos ricamente ornamentados sempre ao som de um tarol e sob a locução animada de um narrador. As torcidas manifestam-se ao longo das competições que requerem grande destreza dos participantes. A encenação é iniciada com o exército Cristão atacando um castelo, que é incendiado em seguida, logo após o resgate de uma princesa que havia sido raptada pelo exército Mouro. Esta passagem menciona a guerra de Tróia, a partir do momento em que Menelau recupera Helena, sua esposa e rainha de Esparta, que estava em poder de Páris, filho de Príamo, rei de Tróia.

A sociedade poconeana pretende agregar valores ao festejo, para que seja incrementada principalmente sua vocação turística. “Devemos formatar a Cavalhada como um produto para torná-lo mais viável e rentável turisticamente”, diz o diretor de Cultura do município, Wanderley Silva.

Ele ressalta que a orientação do prefeito de Poconé, Clóvis Damião Martins, tem sido nesse sentido. Ano passado uma comitiva da Cavalhada de Poconé, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, viajou para Pirenópolis para conhecer a Cavalhada daquela cidade, que se desenvolve num modelo mais voltado para aspectos turísticos e exploração econômica. A comunidade poconeana pretende agregar esses valores na Cavalhada pantaneira, mas sem, contudo, desprovê-la do caráter comunitário e confraternizador da festa mato-grossense sempre teve.

Título de Cavaleiro

Além de representar o governador Blairo Maggi e de apreciar a manifestação cultural, João Carlos Vicente Ferreira teve mais uma participação no evento. Foi contemplado com o título da Ordem dos Cavaleiros de São Benedito. Recebeu a comenda das mãos de Tarcizio Domingos Assis e Silva, mantenedor do exército Cristão. O secretário foi destacado por Tarcizio como ‘verdadeiro defensor das tradições culturais pantaneiras’.

João Carlos Vicente Ferreira agradeceu o título e fez um breve comentário sobre a importância da Cavalhada e do potencial de cultura que Poconé registra, além de salientar as ações que sua pasta vem realizando em todas as regiões mato-grossenses.




Fonte: Secom/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292382/visualizar/