Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 23:30
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Aripuanã, MT – Mais uma unidade escolar com a mesma qualidade dos outros 103 novos prédios construídos pela atual administração foi inaugurada nesta segunda-feira (26.06) no município de Aripuanã (1.066 km a Noroeste de Cuiabá) pelo governador Blairo Maggi, o prefeito Edinilson Luiz Faitta e a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

A Escola Estadual Professor Elídio Murcelli Filho foi construída há quase dois anos para atender a demanda escolar da cidade que contava com apenas uma unidade estadual, a Escola São Francisco de Assis, esta também sendo totalmente reformada e ampliada sendo substituído o prédio antigo que é de madeira.

Na unidade inaugurada 700 alunos são atendidos nos Ensinos Fundamental e Médio e outros 180 estudantes estão matriculados no projeto de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Segundo a diretora da escola, Rose França, os convênios firmados com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possibilitam que a unidade funcione em período integral, inclusive aos finais de semana, atendendo os alunos em atividades extra-classe. “Com o desenvolvimento de atividades artísticas e esportivas por meio do Aplauso, as crianças ficam na escola no período que não tem aula e assim saem das ruas”, afirmou a diretora.

Conforme reforçou a secretária Ana Carla, a intenção do Governo é levar a mesma qualidade as diferentes regiões do Estado, inclusive com a substituição de antigos prédios que estavam em condições precárias, caso da Escola São Francisco de Assis na qual o Estado está investindo R$ 831 mil.

Em Juína, ressaltou a secretária, o Governo substituiu 100% das escolas de madeira. “Em toda essa região já fizemos novos prédios ou substituímos 20 escolas buscando atender a demanda e reforçar o ensino em nosso Estado”.

O governador Blairo Maggi voltou a enfatizar a necessidade do zelo e conservação do patrimônio público. “Se a sociedade não estiver envolvida e consciente da importância de preservar uma escola e outros bens construídos pelo Estado, de nada adianta o Governo investir, pois no ano seguinte terá que refazer tudo novamente. É o dinheiro do próprio contribuinte que é aplicado e é esse recurso que devemos ter respeito e cautela”, finalizou Maggi.

Convênios – Com a Prefeitura de Aripuanã, o Governo do Estado assinou convênios para obras de infra-estrutura e na área social. Para a pavimentação asfáltica de 30 mil metros quadrados de vias urbanas o Estado destinou R$ 70 mil. Outro convênio assinado pela secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi liberou recursos do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais para aplicação nos custos cartoriais do casamento comunitário e no Programa de Assistência Continuada. A Secretaria doou também 500 cobertores da Campanha “Cobertor Solidário”.

Maggi e o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto assinaram ainda com a Prefeitura o convênio para regularização de 25 mil hectares das glebas Aripuanã, Rio Branco e Vale dos Sonhos pelo projeto Varredura.

Na cidade, Maggi e o secretário de Infra-estrutura Vilceu Marcheti inauguraram o residencial Boa Esperança, com cinqüenta casas construídas dentro da modalidade Fethab, do Programa Habitacional Meu Lar.

Em todo o Estado, sejam em parcerias com as prefeituras ou com o Governo Federal, o Estado já construiu 23 mil casas e outras sete mil estão em fase de execução.

Acompanharam ainda a inauguração os deputados estaduais Joaquim Sucena, Eliene Lima, José Riva, Ságuas Moraes, o prefeito de Colniza, Sérgio Bastos e demais autoridades.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292391/visualizar/