Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 13:25
Por: Jaime Neto

    Imprimir


A Executiva Regional do PPS se reúne nesta segunda-feira (26) às 18h para definir nomes a proporcional e a chapa majoritária que será levada à convenção do partido marcada para o dia 29. Segundo informou o presidente estadual, Percival Muniz, está praticamente fechada à dobradinha Maggi (governador) e Pagot (vice).

Informações, porém, nesta manhã, davam conta, que a atual vice, Iraci França iria protocolar na reunião da noite seu nome para a disputa da vaga com Luiz Antônio Pagot. Percival, no entanto, disse desconhecer o fato alegando que já havia um entendimento no partido para que Pagot fosse o escolhido.

A questão em torno do vice tem gerado muitas faíscas entre os aliados. Na semana passada, Maggi tentou se aproximar do PMDB oferecendo a vaga de vice. O PPS reagiu e ontem à noite, na reunião do governador com a cúpula peemedebista, o assunto esfriou, o que tem facilitado o entendimento do PMDB com o PT.

Nesta manhã, foi à vez do PP. Na reunião dos partidos da base aliada realizada no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá, o presidente regional do PP, deputado Chico Daltro, simplesmente abandonou o encontro protestando que seu partido não estava sendo ouvido sobre a indicação de vice e 1ª suplência ao Senado. “A discussão está centrada em questões pessoais e não entre os partidos. Com isso o PP está à beira de explodir”, disse Daltro negando, entretanto, um rompimento.

Outro descontente da reunião foi o PDT. O deputado Carlos Brito deixou também o encontro, na metade, visivelmente nervoso. “É preciso, com urgência, haver um realinhamento na condução do processo de formação das alianças”, observou. A sigla está praticamente sozinha na disputa a proporcional. Isolado, o partido dificilmente conseguirá fazer legenda, ou seja, não elegerá um deputado.

Segundo Percival, a alternativa é intensificar as conversas em torno de uma aliança com o PMDB que ficaria como aliado do PDT. O problema é que para isso acontecer os peemedebistas teriam que desistir de uma composição com o PT.

O arranjo na base aliada para proporcionais, tema central da reunião de hoje pela manhã, não chegou a nenhum entendimento. Por exemplo, o PTB, do deputado federal Ricarte de Freitas, quer se aliar para federal com o PPS que não aceita a aliança preferindo uma composição com 9 partidos menores.

Já o PP que deve sair sozinho para estadual não consegue aliados para a formação da chapa para federal. A sigla tem dois nomes com potencial, o deputado federal Pedro Henry e o estadual Eliene Lima, o que afasta a inclusão de outras siglas.

O curioso é que no meio deste desentendimento, não compareceram a reunião de hoje, o governador Blairo Maggi, em viagem ao interior, o ex-prefeito Roberto França e o pré-candidato do grupo ao Senado, Jaime Campos (PFL). O encontro foi liderado por Percival e Pagot.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292487/visualizar/