Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 06:38
Por: Valeria Cristina da Silva

    Imprimir


Boa parte das agremiações partidárias de Mato Grosso não tem idéia de quantos filiados possui no Estado e costuma ainda supervalorizar os números para passar uma imagem de ser maior do que realmente é. Essa situação pode ser facilmente percebida ao se comparar os números fornecidos pelos partidos e os que estão registrados na Justiça Eleitoral (veja quadro). O PFL, por exemplo, que de fato é hoje o maior partido do Estado, em termos de filiados estima ter um quadro duas vezes maior que o existente. Ao contrário dos 50,7 mil filiados registrados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), a sigla estima ter "mais de 100 mil", segundo informações do diretório regional.

Mas essa superestimação de números não é exclusividade do PFL. O PMDB, outro grande partido em Mato Grosso e no país, divulga ter aproximadamente 80 mil filiados. Para o TRE/MT, o quadro é menos da metade, 34,1 mil.

Já os tucanos, apesar de serem um pouco mais modestos, também inflacionam seus números. Contra os 26,1 mil filiados apontados pela Justiça Eleitoral, o PSDB alega ter 40 mil.

Mesmo com a relação de filiados registrada pela Secretaria de Informática do TRE/MT ser relativa ao mês de outubro do ano passado, as grandes campanhas de filiações foram encerradas e não há como as siglas terem crescido tanto, como estimam, de lá para cá. Todo ano os partidos têm que fornecer a lista de filiados ao TRE. Em véspera de ano eleitoral isso acontece 12 meses antes do pleito, quando se encerra o prazo para os futuros candidatos estarem filiados. É por essas listas que a Justiça Eleitoral confere duplas filiações e ainda verificam se o candidato se filiou dentro do prazo legal para se tornar elegível. Então, a lista de filiados que vale é a registrada no TRE.

De acordo com esses dados, apenas 12% dos eleitores de Mato Grosso, 236 mil pessoas, estão filiados a algum partido. O eleitorado do Estado hoje está em 1.923.854 (não é o oficial da eleição de outubro deste ano, que só será divulgado em julho, após o levantamento de todas as transferências e novos títulos). Das 236 mil filiações, somente 180,4 mil estão em situação regular.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292622/visualizar/