Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 04 de Fevereiro de 2013 às 14:28

    Imprimir


Nesta segunda-feira (4), o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, com 271 votos. O mandato termina em fevereiro de 2015.
 

Cabe ao presidente da Câmara comandar as sessões plenárias da Casa, escolher as pautas de votação e presidir a Mesa Diretora, que delibera matérias administrativas.
 
Henrique Eduardo Alves disputou a presidência da Câmara com a colega de partido Rose de Freitas (PMDB-ES), que recebeu 47 votos, e com os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), que teve 165 votos, e Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 11 votos.
 
O deputado mineiro Júlio Delgado (PSB) ficou com a segunda colocação. De acordo com o vice-líder da bancada do PSB na Câmara, deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), por pouco não conseguiram levar a decisão para o segundo turno.
 
"Por apenas 23 votos não conseguimos levar a eleição para ser decidida em 2º turno. O companheiro Júlio Delgado foi um guerreiro e nós, deputados da bancada do PSB, continuaremos firmes no propósito de defender os interesses do povo brasileiro. Vamos cobrar as promessas de campanha do presidente eleito", ressaltou o parlamentar.
 
O líder do Partido Socialista Brasileiro, deputado Beto Albuquerque (RS), ao parabenizar o presidente eleito, aproveitou para destacar que a bancada do PSB atuará fortemente para recompor a imagem da Câmara junto à sociedade e destacou que o PSB contribuiu com uma candidatura de qualidade que foi a do deputado Júlio Delgado.
 
"Estamos à disposição para trabalhar juntos, transformar e melhorar a realidade do nosso pais", ressaltou Albuquerque diante da vitória do concorrente.
 
Com a escolha de Henrique Alves, o PMDB comandará Câmara e Senado pelos próximos dois anos.
 
Henrique Eduardo Alves é deputado há 42 anos, atualmente no 11º mandato consecutivo.
 
Nas últimas semanas foi alvo de denúncias de que teria beneficiado a empresa de ex-assessor com emendas parlamentares destinadas a obras no Rio Grande do Norte. No mês passado, Aloizio Dutra de Almeida, que trabalhava há 13 anos no gabinete de Alves, pediu demissão.
 
Além disso, reportagem da revista "Veja" revelou que o deputado destinou verbas de gabinete para contratar serviços de uma locadora de carros de fachada, em nome de uma laranja.
 
Antes do início da eleição foi distribuída anonimamente nos gabinetes dos 513 deputados uma publicação com um compilado de sentenças judiciais e matérias jornalísticas que trazem denúncias contra Henrique Eduardo Alves.
 
Na capa da publicação, que tem formato de revista, está escrito: "Candidato condenado no Rio Grande do Norte, com direitos políticos cassados e responde a vários processos".
 
Alves é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele assumiu o primeiro mandato como deputado em 1970, aos 22 anos, quando o Brasil ainda vivia sob o regime militar.
 
O peemedebista foi reeleito sucessivamente e assumiu a liderança do partido em 2007. Ele foi derrotado em duas disputas pela Prefeitura de Natal, em 1988 e 1992.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/29274/visualizar/