Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 24 de Junho de 2006 às 18:10

    Imprimir


Os 71 alunos de baixa renda de Cuiabá e Várzea Grande receberão o certificado de conclusão do curso de Informática Básica durante coquetel às 15h da próxima segunda-feira (26.06), no auditório da Secretaria de Infra-Estrutura (Sinfra), em Cuiabá, em solenidade de conclusão da capacitação, que teve duração de dois meses e 10 dias.

O curso gratuito foi promovido em parceria entre a Todimo Construção e Acabamento e o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec).

Com duração de 200 horas, o curso ofertou 88 vagas para quatro turmas: matutino e noturno, em Várzea Grande e vespertino e noturno, em Cuiabá. As vagas foram destinadas a estudantes do Ensino Médio, com idade de 16 a 24 anos, que estavam fora do mercado de trabalho.

A iniciativa faz parte do Programa Todimo Cidadã, que desde o ano passado desenvolve o Projeto de Inclusão Digital, com a intenção de ampliar o acesso à informática para moradores de comunidades do entorno das lojas.

A coordenadora de recursos humanos da Todimo, Gracieli Pizzatto, explica que durante o curso os alunos aprenderam a utilizar as ferramentas do pacote Office: Word, Power Point, Excel, Front Page, entre outros, que possibilitam ao usuário a confecção e edição de textos, cálculos por meio de planilhas eletrônicas, apresentações gráficas, edição de páginas na internet, além de outras funções.

Na Capital, o horário das turmas foi das 13h às 17h e das 18h às 22h e no município vizinho, uma turma teve aulas das 7h às 11h e a outra das 18h às 22h. O curso começou no dia 03 de abril e foi concluído na primeira quinzena de junho.

Gracieli afirma que o projeto só foi realizado em função da parceria com o Ceprotec e que pode ser usado como exemplo de iniciativas com baixo custo, mas, com alto valor social. "Um dos fatores importantes para a Todimo é a comunidade e na execução desse projeto percebemos que é possível fazer projetos sociais de baixo custo. A Todimo entrou com os computadores, a estrutura física para as aulas e com a identificação dos alunos e a Ceprotec com a divulgação, as inscrições e os professores de informática", listou Gracieli.

Ela lembra que a Igreja Evangélica de Várzea Grande cedeu o espaço para a instalação de um dos laboratório em suas dependências e cuida da manutenção do local e da energia gasta pelos computadores. Já a Kadri Informática compôs a parceria com a atribuição de fazer a manutenção nas máquinas usadas nos dois laboratórios e a DSS Soluções Tecnológicas contribuiu com a instalação do segundo laboratório de informática.

A coordenadora de Cursos de Educação Profissional da Baixada Cuiabana da Ceprotec, Mara Feitosa, informou que na avaliação, todos os 71 alunos estão preparados para ingressar no mercado de trabalho.

A Todimo é uma empresa socialmente responsável tanto no desenvolvimento dos seus colaboradores e da comunidade, assim como contribuindo significativamente para a divulgação da cultura local e para a preservação de patrimônios arquitetônicos. "A empresa entende que essa é uma das formas de contribuir e de crescer junto com a comunidade", finaliza Gracieli Pizzatto.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292858/visualizar/