Repórter News - reporternews.com.br
Tratoraço: um ano depois, a crise e a luta continuam
Há um ano, no período de 23 a 30 de junho do 2005, os produtores rurais do Brasil realizaram o maior movimento da história do setor denominado de “Tratoraço - O Alerta do Campo”. A manifestação foi a forma encontrada pelo setor para protestar contra o descaso do governo federal em relação à agropecuária brasileira. Cerca de 25 mil produtores rurais dos Estados produtores de grãos mostraram na Capital Federal, com 2,5 mil tratores, 400 ônibus e mais de mil caminhões, acampados na Esplanada dos Ministérios que a crise do setor é uma realidade que o presidente Luis Inácio Lula da Silva e a equipe econômica se recusavam a admitir, apesar de todas as evidências. A caravana de Mato Grosso, composta por mais de 130 caminhões, 200 tratores e mais de 500 produtores também contou com a participação feminina.
Na Esplanada dos Ministérios, os produtores rurais acamparam, protestaram, negociaram e saíram de lá com a promessa da liberação de R$ 3 bilhões por meio da linha de crédito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) Giro Rural. Poucos conseguiram acesso em função das exigências dos bancos para o financiamento.
O FAT Giro Rural e outras medidas anunciadas pelo governo federal, naquela época, só agora, começam, a ser efetivadas com a divulgação de outro pacote de apoio ao setor.
Fonte:
24Horas News
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292930/visualizar/
Comentários