Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 22 de Junho de 2006 às 16:35

    Imprimir


O bumba-meu-boi, a mais importante manifestação folclórica do Maranhão, é palanque eleitoral de candidatos em época pré-eleitoral no Estado. A senadora Roseana Sarney (PFL), candidata ao governo do Maranhão pela terceira vez, já participou do batizado de cerca de vinte grupos folclóricos de bumba-meu-boi neste mês.

Na noite da última terça-feira, uma quadrilha, um grupo de dança portuguesa e nove de bumba-meu-boi receberam as bênçãos da senadora no santuário de São José de Ribamar, em frente à Igreja de São José, região metropolitana de São Luís. O batizado coletivo transformou a praça da igreja em um grande arraial por três horas. E a agenda de batizados da senadora segue lotada até o dia 26.

A retribuição à participação da senadora nos eventos pode ser vista pelos terreiros de São Luís. O Boi Encantado da Ilha vai festejar São João, São Pedro e São Marçal com a imagem da senadora bordada no lombo. Roseana Sarney se tornou a madrinha de grupos folclóricos mais requisitada do Maranhão pelo trabalho de fortalecimento e valorização da cultura popular maranhense desenvolvido nos últimos anos.

No cenário político, a senadora comemora a formação da maior coligação partidária das eleições de 2006 com 13 partidos. Além do PFL, que indicará a candidatura majoritária, a coligação também vai contar com o PMDB, que indicará o vice, o senador João Alberto, e possivelmente com PP, PV, PSC, PRTB, PRP, PTN e PHS. Roseana Sarney também espera poder contar com o apoio do PTB que vai indicar o ex-governador Epitácio Cafeteira à vaga de senador. PTC, PTdoB e PSDC também poderão participar dessa aliança.

Aliança PDT e PSDB é cancelada Já a pré-candidatura do pedetista Jackson Lago levou um banho de água fria com a decisão do PDT de lançar a candidatura do senador Cristovam Buarque à Presidência. Por causa da regra da verticalização, a candidatura de Buarque impede a sonhada aliança do PDT com o PSDB, no Maranhão.

"O PDT esperava uma coligação com o PSDB, que poderia indicar o candidato a vice em uma chapa liderada por ele, tendo como candidato a senador o deputado federal João Castelo. Agora existe a possibilidade do PDT coligar-se com o PPS, PMN, Pan, PL e PP. Quanto ao vice de Jackson Lago, ele poderá ser do PPS", disse Cândido Lima, assessor político de Jackson Lago. Devido a tantas turbulências e incertezas, a convenção estadual do PDT, marcada para esta sexta-feira, foi transferida para o dia 29. Jackson Lago está em São Paulo e só deverá retornar a São Luís na próxima segunda-feira.

Também participam da disputa ao governo do Maranhão o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Edson Vidigal (PSB) e João Bentivi (Prona). Há especulações de que os pré-candidatos Marcos Silva (PSTU) e Saturnino Moreira (PSOL), provavelmente, irão fundir as candidaturas e de que o PSDB poderá lançar candidato próprio, mas o nome ainda não foi divulgado.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293257/visualizar/