Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Junho de 2006 às 14:23
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


A escola em condição para acolher a comunidade no gosto pelos estudos e para a mudança de vida das pessoas. É assim que o governador Blairo Maggi sintetizou a importância de inaugurar reformas de unidades de ensino nos distritos de Aparecida do Leste e Alto Coité, município de Poxoréu, nesta quarta-feira (21.06).

A melhor infra-estrutura física da Escola Estadual "João Borges Vieira", no Distrito de Aparecida do Leste, a cerca de 30 km da cidade de Poxoréu, ilustra bem essa situação. Na entrega da obra, Maggi afirmou a importância da dedicação aos estudos que devem ter crianças e adolescentes, por serem eles os que vão comandar a vida da comunidade do município. A reforma geral da escola é a primeira desde que ela foi construída.

Um incentivo a mais a Lenilton Alves Canuto, 12 anos, aluno da 6ª série da escola. “Estou satisfeito com a escola, gostei da higiene que agora tem pintura nova e o telhado reformado. Isso pode melhorar os estudos”, analisa. Laurita Aires de Almeida, que falou em nome dos alunos, agradeceu o governador e começa a pensar como continuar os estudos, em um local distante cerca de 30 Km da cidade de Poxoréu.

O diretor, José Pedro da Silva Júnior, começa a observar as mudanças que o novo ambiente fornece como estímulo à aprendizagem. “Este é um patrimônio do Estado e a comunidade fica encarregada de ajudar a escola naquilo que precisa ser preservado, a disposição é de ajudar”, disse.

“Com a reforma, os alunos têm espírito de conservação, eles vêem a boa vontade do que foi feito pelo Governo”, relata. Ele complementa que foram trocados o piso e o forro da escola, construídos novos banheiros adaptados para deficientes físicos e quadros novos.

O governador acrescentou que como meio de melhorar a vida das pessoas a instituição escola e a família devem partilhar a formação da virtude das pessoas. “A família não pode abrir mão de formar o caráter, os princípios e a personalidade. O governo não pode assumir a educação de berço, da família. A escola é um complemento do que tem dentro de casa”, disse.

O governador falou do exemplo dos seus pais e da dedicação deles ao trabalho, outro fator importante para o desenvolvimento da melhoria da qualidade de vida de todos. E usou um exemplo extremo para os alunos que o escutavam. “Quem sabe daqui de Aparecida do Leste não estão o futuro presidente, o governador ou o prefeito!?”. No distrito, o Governo do Estado constrói também um posto de saúde.

“Queríamos vir aqui conhecer esta escola para conhecê-la. Queremos alunos e professores com boas condições para estudar”, citou o caso do Governo do Estado já ter reformado 486 escolas em Mato Grosso e construído mais 950 salas de aulas novas em cerca de 100 novas unidades educacionais.

A Escola Estadual João Borges Vieira atende 161 alunos da primeira à oitava série do Ensino Fundamental. Sua origem está em uma Escola Rural Mista, fundada em 1964, leva nome de um dos maiores incentivadores da educação no distrito às margens do rio Poxoréu. Em 1978 foi elevado à condição de Grupo Escolar para ensino de primeiro grau. No distrito de Aparecida do Leste vivem produtores de leite e agricultores que plantam milho e mandioca para a subsistência.

Nos distritos de Poxoréu, o governador foi acompanhado da primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, da secretária de Educação, Ana Karla Muniz, e do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira e o prefeito Antônio Rodrigues.

Novos convênios

Ainda em Poxoréu, no distrito de Alto Coité, o governador assinou convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) para realização de casamento comunitário e destinação de recursos para a distribuição de 500 cobertores da Campanha Cobertor Solidário em todo o município. Além de verba para ação continuada de assistência social.

Um termo de parceria com dinheiro público da Secretaria de Infra-estrutura (Sinfra) vai permitir um trabalho conjunto entre a prefeitura, pedreiras para calçamento com paralelepídedo de 10 mil metros quadrados na área urbana da cidade. O valor total é de R$ 75 mil.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293297/visualizar/