Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 21 de Junho de 2006 às 23:50

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá que pagar R$ 40 mil de indenização por danos morais causados a ex-prefeitos de Campinas. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pela 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. A indenização refere-se à entrevista concedida pelo presidente ao jornal Correio Popular, em janeiro de 2001.

Na época, ele era presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT) e teria dito que a cidade foi assaltada pelas pessoas que a governaram desde 1993. Lula declarou ainda que por culpa deles o município devia mais recursos do que arrecadava.

Campinas foi governada de 1993 a 1996 por José Roberto Magalhães Teixeira (PSDB), falecido em 1996. Seu vice, Edivaldo Orsi, do mesmo partido, assumiu o cargo até o final do mandato. Já entre 1997 e 2000, Chico Amaral (PPB) assumiu a prefeitura da cidade.

O presidente Lula argumentou na sua defesa que não houve acusação nominal, pois apenas fez referência a "pessoas" indeterminadas. No entanto, em nenhuma parte do processo, desmentiu o teor da entrevista e as palavras registradas como sendo dele.

Lula foi condenado a pagar R$ 40 mil, corrigidos desde a entrada do processo, em 2001, e juros de mora a contar da sua ciência. Além disso, terá que pagar os honorários advocatícios em 10% do valor da condenação. Ele pediu revisão desses valores, negada hoje pela 8ª Câmara.

"O valor fixado a título de indenização está correto e fica mantido, pois condizente com a gravidade e repercussão do fato, assim como com a situação financeira do apelante", confirmou o desembargador Silvio Marques, relator do processo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293409/visualizar/