Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 21 de Junho de 2006 às 16:22

    Imprimir


O “I Workshop para Análise de Dados do SCPesca” acontece hoje e amanhã, dias 20 e 21 de junho, na Embrapa Pantanal, em Corumbá. O evento reúne pesquisadores dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo, na discussão do Sistema de Controle da Pesca de Mato Grosso do Sul (SCPesca) - tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Pantanal que acumula mais de 100 mil registros. O SCPesca é considerado um dos maiores conjuntos de dados contínuos da pesca de águas interiores do País.

O coordenador do evento, o pesquisador da Embrapa Pantanal Agostinho Catella, explica que nos últimos anos o acúmulo de dados foi fundamental para analisar as principais tendências da pesca na planície pantaneira, permitindo previsões e a tomada de decisões efetivas para a conservação dos estoques pesqueiros no Pantanal Sul.

“Sabemos, no entanto, que muitas informações ainda podem ser produzidas a partir desse banco de dados e isso nos motivou a realizar um novo projeto de analise desses dez anos de informações pesqueiras obtidas pelo SCPesca”, aponta Catella, ressaltando que, durante o workshop, serão definidos novos estudos para serem realizados pelo grupo de especialistas a partir do banco de dados.

Entre os anos de 1994 e 1999, informações coletadas pelo SCPesca revelaram que o nível de exploração dos estoques pesqueiros no Pantanal encontrava-se baixo diante de seu potencial, sendo que apenas uma espécie, o Pacu, apresentou indicativo de sobrepesca. Essa constatação motivou o aumento do tamanho mínimo de captura dessa espécie a fim de protegê-la. Além disso, no mesmo período, ficou claro que a maior quantidade de pescado capturada nos rios pantaneiros era atribuída aos pescadores amadores, também conhecidos como pescadores esportivos.

Durante o workshop, os pesquisadores irão avaliar, especificamente, de que forma a fatores ambientais naturais que fazem parte do ciclo de vida do Pantanal, como a intensidade das cheias, pode interferir na produção pesqueira anual. Além disso, os pesquisadores ainda querem avaliar o nível de exploração dos estoques pesqueiros das principais espécies nos últimos anos.

“Todas essas análises podem ser feitas a partir do banco de dados do SCPesca, sistema que continua sendo o mais efetivo para detalhar o perfil da pesca no Pantanal Brasileiro”, conclui.

O Sistema

A fim de conhecer tanto os aspectos biológicos quanto sócio-econômicos da pesca foi implantado o Sistema de Controle da Pesca de Mato Grosso do Sul (SCPESCA/MS) em 1994, numa parceria entre a Embrapa Pantanal, o 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental/MS e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente/MS.

Através do SCPesca foi realizada a coleta e a analise de informações sobre a pesca em toda a Bacia do Alto Paraguai (BAP/MS), tais como quantidade de pescado capturado por espécie, por rio, por mês, número mensal de pescadores que atuaram nos diferentes rios entre outras, obtendo uma descrição anual detalhada sobre a pesca.

Esses conhecimentos foram publicados em boletins de pesquisa (que podem ser obtidos livremente por download no site www.cpap.embrapa.br ) e também encaminhados ao Conselho Estadual de Pesca de Mato Grosso do Sul (Conpesca/MS), como subsídios para tomadas de decisões.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293455/visualizar/