Prefeitura entrega mais duas creches reformadas na Capital
As Unidades de Ensino passaram por uma intervenção completa na estrutura física, como troca da cobertura, piso, pintura e restauração dos sistemas elétricos e hidráulicos. A creche Aecim Tocantins também teve o parque infantil totalmente remodelado.Durante as cerimônias de inauguração, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, destacou a importância dos investimentos em educação e, fundamentalmente, na Educação Infantil. “Na minha concepção, não há fase mais importante que essa. Se começarmos a trabalhar a educação desde cedo e dermos continuidade a ela, daqui a 15 anos teremos homens e mulheres mais tolerantes, sociáveis e fraternos”, frisou.
O chefe do executivo municipal afirmou ainda, que essas obras, revertidas em benefícios à comunidade, são realizadas com o dinheiro dos impostos pagos pela população. “O papel do administrador é aplicar bem o dinheiro do povo e possibilitar que sua população tenha a oportunidade de desenvolver suas potencialidades”.O secretário de Educação, Desporto e Lazer, professor João Pedro Valente, agradeceu à equipe da secretaria envolvida nos trabalhos de revitalização das duas creches e aos funcionários das unidades, que segundo ele, tiveram importância fundamental para a conclusão das intervenções.
João Pedro Valente ainda falou da importância da conservação dos espaços escolares e conclamou as comunidades escolares a zelarem pelo patrimônio. “Há a necessidade de se fazer as reformas, pois uma creche ou escola também precisam de manutenção. Contudo, há também a importância da conservação para que possamos ampliar este trabalho em mais espaços educativos da rede municipal”, destacou.
O professor Aecim Tocantins, que tem 83 anos e doa o nome à creche do Parque Atalaia, esteve presente à cerimônia e foi homenageado pelo prefeito, secretário de educação e a comunidade escolar. Professor e ex-prefeito de Cuiabá, o patrono e colaborar da Unidade de Ensino agradeceu, emocionado, as homenagens recebidas e afirmou que, aprecia o fato de ser chamado de professor por compreender a necessidade da educação na vida das pessoas.
Importância que a dona de casa Mirene Dulce da Cruz, 26, também reconhece. Mãe de um garoto de dois anos, que freqüente a creche Paulo Freire, ela diz que a revitalização da unidade oferecerá um espaço mais confortável e mais atrativo ao filho e avalia os efeitos da educação recebida pelo filho na Paulo Freire. “Depois que ele passou a freqüentar a creche, passou a se relacionar melhor com as pessoas”.
Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Cuiabá tem empreendido esforços para recuperar, ampliar e adequar as Unidades de Ensino da rede da Capital. Para atender a essas necessidades, no ano passado foram investidos mais de 2,5 milhões para melhorar as condições dos espaços educativos do município.Cuiabá tem hoje 42 creches e a prefeitura pretende dobrar o atendimento até 2008.
Comentários