Programa incentiva aquecimento solar de água em Cuiabá
De acordo vereador Permínio Pinto (PSDB), o programa terá a duração de dez anos contados a partir da publicação da lei respeitada a validade dos certificados de incentivo emitidos em função do programa.
O poder executivo concederá incentivos fiscais aos contribuintes do Imposto territorial e Predial Urbano – IPTU, que instalarem sistemas de aquecimento solar de água em seus imóveis, de uso residencial ou não residencial .
O uso de energia solar, explica o vereador, deve ser incentivado e incrementado, dados o seu baixo custo e sua capacidade de renovação. "É, portanto, uma alternativa sócio-ambientalmente viável, em contraste com outras fontes, cada vez mais escassas e ambientalmente insustentáveis.", afirmou.
A nova concepção tem, de certa forma, fortalecido o movimento em busca de novas fontes alternativas de energia. O termo fonte alternativa não deriva apenas de uma alternativa eficiente. É sinônimo de uma energia limpa, pura , não poluente, a princípio inesgotável e que pode ser encontrada em qualquer lugar.
As crises de petróleo, as dificuldades de construção de eventuais hidroelétricas termelétricas, usinas nucleares e outras formas de energia suja, como são classificadas , fizeram surgir uma consciência mundial acerca da necessidade de se incentivar a produção de energia limpa , ou alternativa.
Segundo Permínio, a nova concepção sócio-ambiental tem, de certa forma, fortalecido o movimento em busca de novas fontes alternativas de energia.
Comentários